Técnica em enfermagem de Guarujá presta atendimento em linguagem de sinais

Assistência inclusiva é realizada no posto volante em frente à UPA de Vicente de Carvalho

Por: Por ATribuna.com.br  -  08/05/20  -  20:57
Beatriz realiza importante trabalho para levar informação para deficientes auditivos
Beatriz realiza importante trabalho para levar informação para deficientes auditivos   Foto: Helder Lima/Prefeitura de Guarujá

Um olhar mais carinhoso e atento para superar as barreiras impostas pelas limitações físicas. É assim que a técnica em enfermagem, Beatriz Queiroz, resume sua atuação no posto volante, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente de Carvalho – Avenida São João, 111, no Pae Cará –, em Guarujá.


Ela utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para levar informação sobre a Covid-19, que pode ser o diferencial para quem depende das mãos para se comunicar com o mundo. 


Beatriz afirma que iniciou seus estudos em Libras com colegas de escola, que possuíam deficiência auditiva. Depois, se aperfeiçoou na linguagem com aulas com o seu pai. “A comunicação é essencial para um atendimento de qualidade. Sem ela, o paciente não consegue relatar suas queixas e o profissional pode entender errado e passar algum tratamento que não seja adequado”, comenta. 


A jovem profissional destaca ser de suma importância poder ajudar essas pessoas com as dificuldades do dia a dia, que às vezes podem parecer simples para quem não convive com alguma deficiência. “Esse tipo de atendimento é de extrema importância. Nós da Saúde devemos estar preparados para qualquer tipo de paciente”.  


No trabalho, ela faz questão de sempre avisar seus colegas que domina a língua. Assim, quando há algum paciente com deficiência auditiva, eles já sabem a quem chamar, para que possa haver uma boa comunicação entre o paciente e o profissional de saúde. “Devemos ter empatia e pensar nas necessidades de cada um, porque cada paciente é único”, finaliza Beatriz.  


Postos volantes  


Os postos volantes com carretas e tendas fazem parte do Plano Contingente de Coronavírus de Guarujá, que atendem pacientes que apresentam sintomatologia respiratória.  


A unidade instalada em frente à UPA Matheus Santamaria (Av. Santos Dumont, 856 – Santo Antônio) totalizou, até a última quarta-feira (6), 4.137 atendimentos. Já na estrutura em frente à UPA de Vicente de Carvalho, foram realizados 2.463, somando 6.600 atendimentos nos dois equipamentos.  


As tendas de descontaminação, com duchas que desinfectam as roupas a fim de evitar a contaminação pelo novo coronavírus, já realizaram 2.676 atendimentos, informa a prefeitura. 


Logo A Tribuna
Newsletter