Projeto de lei propõe rodízio de carros em Guarujá

Ideia, do vereador Sérgio Santa Cruz (PRB), defende adoção da medida para melhoria do fluxo do trânsito nas vias, de segunda a sexta-feira, em horário a ser definido

Por: Sandro Thadeu & Da Redação &  -  26/06/19  -  13:20
Guarujá implantará Zona Azul este ano
Guarujá implantará Zona Azul este ano   Foto: Alberto Marques/ Arquivo

O vereador de Guarujá Sérgio Santa Cruz (PRB) apresentou, neste mês, um projeto polêmico que deve dividir as opiniões dos moradores locais e dos municípios vizinhos: a implementação do sistema de rodízio de carros, como já ocorre há alguns anos na Grande São Paulo.


A proposta estabelece que o Executivo possa adotar essa medida, em caráter experimental, para a melhoria do fluxo do trânsito nas vias da cidade de segunda a sexta-feira, em horário a ser definido.


Pelo texto, Santa Cruz prevê, ainda, que a prefeitura, após seis meses de vigência dessa medida e avaliação técnica dos resultados, faça uma pesquisa junto à população para saber quais ações podem ser adotadas para aperfeiçoar esse sistema e identificar se os cidadãos realmente querem a continuidade do rodízio.


De acordo com a propositura, a previsão é de que os motoristas que não respeitarem a nova regra somente sejam multados a partir do oitavo dia de vigência da legislação.


Segundo o vereador, as autoridades municipais precisam tomar alguma atitude para melhorar a mobilidade urbana na Pérola do Atlântico, pois 60% dos veículos que vão ou chegam de Santos estão apenas com um ocupante.


Na avaliação dele, os trabalhadores de Guarujá que utilizam o transporte público são muito prejudicados nos horários de pico pelo excesso de veículos. “Sei que é um projeto polêmico, mas precisamos discutir isso com o povo”, disse.


Logo A Tribuna
Newsletter