Procon notifica Sabesp por causa de falta de água em Guarujá

Segundo a prefeitura, a situação gera transtornos aos munícipes e turistas desde o dia 31 de dezembro de 2018

Por: De A Tribuna On-line  -  02/01/19  -  23:28
Sabesp informou que dispôs de caminhões-pipa para atendimento emergencial
Sabesp informou que dispôs de caminhões-pipa para atendimento emergencial   Foto: Arquivo pessoal

ACompanhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi notificada pelo Procon por causa da falta de água em alguns bairros, em Guarujá. Segundo a prefeitura, a situação gera transtornos aos munícipes e turistas desde o dia 31 de dezembro de 2018.


Com a medida, de acordo com a administração municipal, a Sabesp tema um prazo de 48 horas para prestar os devidos esclarecimentos, o que deve ser feito por meio de um relatório oficial justificando a interrupção do fornecimento de água que, até o momento, não foi restabelecida por completo.


Questionada sobre o problema, a companhia informou que recebeu a notificação do Procon e tem 48 horas para responder sobre o fornecimento de água. Mesmo assim, a empresa reforçou suas equipes de plantão e assim foram vistoriados os endereços em que se registrou alguma ocorrência, dispondo de caminhões-pipa para atendimento emergencial e técnicos para realizar intervenções como limpeza ou reparos de ramais e redes, a fim de melhorar a situação.


A empresa disse ainda que vem mantendo o abastecimento de água nas nove cidades da Baixada Santista. No entanto, durante a alta temporada de verão é comum encontrar situações que interferem no consumo interno de um imóvel.


Entre as situações mais comuns, segundo a Sabesp, está a superlotação de casas e prédios, onde as instalações hidráulicas e caixas d'água não atendem ao número de ocupantes.


A companhia alerta que o desperdício ainda é uma prática em dias de temperaturas mais elevadas, quando se vê banhos de mangueira e água de piscina sendo descartada todos os dias, gerando um aumento abrupto no consumo. Além das áreas de moradias irregulares, onde a empresa é impedida por lei de prestar serviços, que desviam água irregularmente, prejudicando o fornecimento local.​


Atendimento ao consumidor


O Procon orienta aqueles que tiveram problemas com o abastecimento de água registrar sua reclamação nos canais de atendimento informando dia, hora e período da interrupção. O órgão fica naAvenida Adhemar de Barros, 218/222, no bairro Santo Antônio. Mais informações pelo telefone (13) 3355-6648.


A Sabesp também informou que possui o serviço gratuito de atendimento telefônico segue à disposição da população durante 24 horas, pelo telefone 0800-055-0195.​


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