Prefeito de Guarujá critica 'fake news' sobre suspeita de coronavírus na cidade

Publicação com mais de mil compartilhamentos no Facebook gera um 'pânico generalizado', segundo o gestor

Por: Matheus Müller  -  04/02/20  -  23:16
Para Suman, Aeroporto Civil será trampolim para o turismo regional
Para Suman, Aeroporto Civil será trampolim para o turismo regional   Foto: Vanessa Rodrigues/ AT

“É um alarmismo sem qualquer fundamento”, disse o prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSB), sobre a suspeita de coronavírus no município. A notícia, considerada ‘fake news’, viralizou ao ser compartilhada por mais de mil perfis no Facebook. A Reportagem localizou o post original, mas não conseguiu contato com a autora. 


O chefe do Executivo afirma que não há nenhum caso suspeito na região. Ele ressalta que informações falsas causam “um pânico generalizado”. “As pessoas, a quaisquer sintomas, acabam procurando o nosso sistema de saúde e sobrecarregando as demandas”. 


Suman reforça que o município está “plenamente alerta” para qualquer evidência mais concreta de suspeitas de coronavírus. “Temos um sistema de saúde bem orientado, unidades de pronto atendimento e Unidades Básicas de Saúde [UBSs] com todos os insumos necessários para diagnóstico, abordagem, enfim, procedimentos de uma consulta normal”.


O prefeito ressalta que o município conta com unidades de referência, como o Hospital Emílio Ribas II (Rua São Miguel, 760, Pae Cará) e o Hospital Dia Willian Rocha (Rua Hélio Ferreira, 369, Jardim Boa Esperança), que atendem doenças infectocontagiosas. 


Prefeito diz que post é um 'alarmismo sem qualquer fundamento'
Prefeito diz que post é um 'alarmismo sem qualquer fundamento'   Foto: reprodução

Publicação


O texto que causou alarde nas redes sociais foi publicado no dia 31 de janeiro. A autora conta que esteve em uma unidade de saúde na Enseada acompanhada do marido e filho, sendo que este último teria febre. “Eu me deparei com a seguinte cena: todos os funcionários, médicos e pessoal da limpeza com máscaras. O ar-condicionado estava no máximo e as portas, abertas”.


Sobre as máscaras, o prefeito informa que Guarujá tem seguido as recomendações da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), bem como da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 


A autora disse, ainda, ter perguntado a uma “moça”, sem citar se era funcionária ou paciente, o que estava acontecendo. A mulher respondeu “que tinha uma pessoa com suspeita de coronavírus”. Ela contou ter ido embora do local depois que foi informada que os pacientes não receberiam máscaras. 


Comentários


Nos comentários da publicação, a autora explicou ter conseguido a informação do caso suspeito com as “balconistas da unidade”. 


Enquanto muitos lamentavam a ocorrência, já tomando como verdade a situação, outros a criticaram. Um dos perfis escreveu: “mentira. Não é assim que funciona. Esse tipo de informação não ajuda ninguém”. 


A responsável pelo post respondeu: “qual postagem você sugere que é mentira? Não quis gerar pânico. A repercussão acontece porque justamente não somos preparados e, principalmente, [porque] as pessoas que trabalham na saúde não passam segurança”.


Compartilhamentos


Diante dos mais de 1.100 compartilhamentos, 600 curtidas e 700 comentários, a Reportagem procurou algumas dessas pessoas que levaram adiante a publicação. Muitas delas, ao serem perguntadas se haviam checado a informação, visualizaram e não responderam. 


Uma, no entanto, afirmou não ter procurado saber se o caso era verdade, desejou sorte na apuração e não quis mais comentar. Ela manteve a publicação compartilhada.


Logo A Tribuna
Newsletter