Pioneiro em Guarujá, Grupo Senzala de Capoeira completa 40 anos de formação

Cerca de 10 mil alunos já passaram pela academia, situada em Vicente de Carvalho

Por: Por ATribuna.com.br  -  28/06/20  -  17:36
A associação dispõe de atividades para crianças, jovens e adultos
A associação dispõe de atividades para crianças, jovens e adultos   Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Pioneiro em Guarujá, o Grupo Senzala de Capoeira, liderado pelo Mestre Sombrinha, comemora 40 anos de formação nesta segunda-feira (29). Formada em 1980 para reduzir as desigualdades sociais e preservar a cultura afro-brasileira, a associação, localizada em Vicente de Carvalho, dispõe de atividades para crianças, jovens e adultos.


No espaço, realizam treinos, vivencias com mestres, entre outras atividades. Além disso, atuam também com rodas em praças e escolas públicas, oficinas e apresentações em eventos relacionados à cultura e intercâmbios com outros grupos culturais.


Sombrinha decidiu montar sua própria academia com o propósito de manter viva as tradições do esporte, tornando-se enraizada a cultura da capoeira em Guarujá, principalmente no Itapema e, também proporcionar qualidade de vida aos alunos. Com trabalho voltando à sociedade, o projeto carrega o lema de criar cidadãos para a vida.


"Nos tempos atuais, vemos como fundamental a consolidação de grupos e coletivos que militem a favor da igualdade de direitos em todas as esferas, visto que, nossos espaços que foram conquistados com luta estão diminuindo. O Grupo Senzala não vai deixar de lutar pela cultura e manter viva a tradição dos ancestrais, carregando sempre o nome da cidade de Guarujá. A Associação não faz só bons capoeiristas, mas criamos cidadãos para a vida", diz ele.


Hoje, Sombrinha conta com muitos alunos e trabalha com pessoas de todas as idades. Durante esses 40 anos, cerca de 10 mil alunos já passaram pela academia, formando mestres e contramestres.


Neste domingo (28), o Grupo Senzala de Capoeira irá realizar uma reunião de aniversário por meio da plataforma Zoom. Será das 19h às 20h. No encntro, serão abordados diversos aspectos desde o início da capoeira na cidade até os dias atuais.


Logo A Tribuna
Newsletter