Partidos de Guarujá repudiam militarização das escolas na cidade

Representantes assinaram nota de repúdio contra a prefeitura após decisão de aderir ao programa

Por: De A Tribuna On-line  -  27/10/19  -  10:00
Governo de São Paulo solicitou adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares
Governo de São Paulo solicitou adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares   Foto: Imagem ilustrativa/Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Direções municipais de cinco partidos políticos elaboraram uma nota de repúdio contra a prefeitura da cidade de Guarujá por conta da decisão em aderir ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.


Os partidos foram Rede Sustentabilidade, PCdoB, PDT, PSOL e PT. Na avaliação das legendas, há poucas informações sobre como o plano irá ocorrer na prática. Parlamentares ainda criticam a falta de uma discussão entre a população e profissionais da educação sobre o tema.


“Não vemos como a implantação de uma escola cívico-militar na Cidade pode contribuir para o avanço da educação de nossos alunos, reduzindo evasão escolar e repetência”, destaca um dos trechos do documento.


As siglas de esquerda entendem que as unidades de ensino precisam formar cidadãos críticos. Além disso, defendem que é preciso “mais investimentos na formação de professores, escolas bem cuidadas, salários dignos aos profissionais da educação, tecnologia de ponta, boa alimentação e estímulo para a participação dos pais e da comunidade na vida escolar”.


A Prefeitura de Guarujá vai realizar uma audiência pública para discutir a adesão à iniciativa do Governo Federal com a comunidade escolar e sociedade civil organizada.


Logo A Tribuna
Newsletter