Pandemia exige novos leitos de UTI em Guarujá, que supera índice ideal da OMS

Cidade chegou a 53 leitos de UTI na rede pública de saúde. Entidade aconselha um leito a cada 10 mil habitantes

Por: Por ATribuna.com.br  -  09/08/20  -  18:22
Atualizado em 09/08/20 - 18:43
Na última semana, Guarujá entregou 26 novos leitos de UTI
Na última semana, Guarujá entregou 26 novos leitos de UTI   Foto: Helder Lima/Prefeitura de Guarujá

A rede municipal de saúde de Guarujá recebeu 26 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), voltados aos pacientes internados por conta do novo coronavírus. Assim, o Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade chega a 53 leitos e supera a meta considerada adequada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


O órgão afirma que um município precisa ter ao menos um leito de UTI para cada 10 mil habitantes. Atualmente, a população de Guarujá está estimada em cerca de 320 mil pessoas. No início do ano, haviam 27 leitos divididos entre o Hospital Santo Amaro e a Unidade de Pronto Atendimento Doutor Matheus Santamaria, a UPA Rodoviária.


Na última terça (4), a prefeitura de Guarujá entregou 16 novos leitos de suporte avançado para a UPA Rodoviária, inaugurando o Complexo de Urgência e Emergência, que deve funcionar de forma semelhante a uma UTI, mas instalado dentro de unidade pré-hospitalar.


Para o secretário de Saúde do município, Victor Hugo Straub Canasiro, o complexo trará um novo modelo de atendimento. “Será mais resolutivo, pois possibilitará tratamento mais eficiente nos casos necessários, e novos respiradores para melhorar a assistência nas Upas. Também foi possível a implantação de leitos de UTI que permanecerão na estrutura hospitalar local (SUS)”.


Guarujá teve, até sexta (7), 6.608 casos positivos do novo coronavírus, com 287 mortes e 5.908 curados. Os dados são da Secretaria de Saúde (Sesau) da cidade.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter