Operação reprime venda irregular de passagens de ônibus em Guarujá

GCM realizou ação para combater os 'janelinhas', como são conhecidas as pessoas que vendem irregularmente as passagens

Por: De A Tribuna On-line  -  17/05/19  -  18:42

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá realizou uma operação para fechar o cerco contra os 'janelinhas', como são conhecidas as pessoas que vendem irregularmente passagens de ônibus na cidade. A iniciativa concentrou-se em uma área de Vicente de Carvalho e resultou na apreensão de oito cartões transporte. Dois suspeitos, sendo um menor, foram conduzidos à delegacia. A ocorrência foi registrada no 2º Distrito Policial de Guarujá.


A ação foi deflagrada na última terça-feira (14), após denúncias de que motoristas da empresa concessionária do transporte público estavam sendo ameaçados pelos 'janelinhas', em represália às fiscalizações da GCM. Os suspeitos estavam fotografando os funcionários a fim de amedrontá-los.


Durante a operação, foi constatado que estavam sendo comercializados cartões de gratuidade do serviço público de transporte coletivo, entre eles cartões de idosos.


Segundo a Prefeitura de Guarujá, o Cartão Transporte é pessoal e intransferível, devendo ser utilizado apenas por seu titular. Sua confecção é rápida e gratuita. A Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) informou que as fraudes ao sistema de gratuidades e isenções legais causam grandes prejuízos aos cofres públicos. E, também, aos usuários do serviço de transporte, que são obrigados a arcar com os custos destas irregularidades.


Logo A Tribuna
Newsletter