Mais de 30 animais são resgatados após deslizamentos e podem ser adotados em Guarujá

Entre eles, está a cachorrinha que ajudou os bombeiros a localizarem o corpo do dono soterrado

Por: Rosana Rife  -  05/03/20  -  19:55
Animais perderam seus donos e foram encaminhados para o canil municipal
Animais perderam seus donos e foram encaminhados para o canil municipal   Foto: Rosana Rife/AT

Mais de 30 animais foram levados para o canil municipal após a tragédia que afetou, principalmente, o Morro do Macaco Molhado e a Barreira do João Guarda, em Guarujá. Só nesta quinta-feira (5), chegaram mais seis.


São animais que perderam seus donos nos deslizamentos, segundo informações de moradores repassadas à Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal do município.


Entre eles, está a cachorrinha que ajudou a localizar o corpo do seu dono na comunidade da Barreira, na quarta-feira (4). Ela ainda não recebeu um nome no abrigo, mas já ganhou o carinho dos funcionários. Afinal, ela ainda está  assustada e tremendo muito. Em breve, ela poderá ser colocada para adoção.


Cachorrinha ajudou a localizar dono entre os escombros
Cachorrinha ajudou a localizar dono entre os escombros   Foto: Carlos Nogueira/AT

Enquanto isso, passará por uma avaliação para verificar seu estado de saúde. Os veterinários também avaliarão se será necessário adotar algum tratamento especial, e ela receberá também doses de vacinas.


E ela acaba de ganhar um companheiro no abrigo. Um gato que estava debaixo dos escombros e foi localizado pelas equipes de voluntários também na Barreira do João Guarda - fato considerado um milagre por quem participava das buscas. "Alguns ficam com trauma e precisam tomar fitoterápico", diz a estagiária e estudante de Medicina Veterinária Jennifer de Souza, 36 anos.


Filhotes de gato foram levados nesta quinta-feira para o canil municipal
Filhotes de gato foram levados nesta quinta-feira para o canil municipal   Foto: Rosana Rife/AT

Sem nome ainda, ele também passará por avaliação e receberá vacinas e vermífugos. Todos irão para doação em breve. Quem quiser adota-los pode procurar o canil municipal (Rua Maria Lídia Rego Lima, 301, Jardim Conceiçãozinha).


"Também pode ser um lar temporário para nos ajudar, porque estamos com muitos animais aqui. Se houver algum familiar que reconheça o animal e queria ficar com ele, também é possível", diz o diretor de proteção e bem-estar animal, Carlos Eduardo Vargas.


Logo A Tribuna
Newsletter