Licitação do aeroporto de Guarujá sai até meados de maio

Prefeitura espera que Governo libere na próxima semana uso da Base Aérea

Por: Sheila Almeida & Da Redação &  -  06/04/19  -  23:11
Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá tem potencial para 1,3 milhão de passageiros, diz Município
Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá tem potencial para 1,3 milhão de passageiros, diz Município   Foto: Rogério Soares - 30/10/18

O Ministério da Infraestrutura adiou para a próxima semana a assinatura da outorga que autorizará a prefeitura de Guarujá a conceder previamente a área a ser destinada ao Aeroporto Civil Metropolitano, na Base Aérea de Santos.Se o prazo se cumprir, o Município espera lançar, até meados de maio, licitação para conceder o espaço à iniciativa privada.


A expectativa da Administração é a de finalizar e publicaro edital de concorrência entre 15 e 30 dias após a publicação da outorga no Diário Oficial da União. 


A empresa contratada terá a concessão e cuidará da operação e das obras para transformar uma área de 55 mil metros quadrados (m²) em aeródromo.


Na última quarta-feira (3), o ministro Tarcísio Gomes de Freitas deu previsão de assinatura até hoje, numa audiência da Comissão de Viação e Transportes, segundo a deputada federal Rosana Valle (PSB). A assessoria de imprensa da pasta informou que o documento está no gabinete de Freitas. O assinatura foi adiada porque, desde quinta, ele tem viajado a Catalão (GO) e São Paulo para um leilão de arrendamento de terminais portuários.


Projeto


O Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá tem potencial para 1,3 milhão de passageiros até o último ano da concessão, que será de 30 anos. No primeiro ano, estima-se movimentação de 80 mil pessoas.


Outra estimativa municipal é de que os primeiros voos comerciais no futuro aeroporto ocorram antes da temporada de verão 2019-2020, com reforço no atendimento também para viajantes de cruzeiros marítimos em Santos.


Seu mercado principal será o embarque e desembarque de passageiros, atendendo a Baixada Santista, o Porto de Santos e o Polo Industrial de Cubatão, além das demandas de cruzeiros marítimos, negócios e pré-sal.


A despesa estimada com o aeroporto é de R$ 70 milhões ao longo dos 30 anos de concessão.


Logo A Tribuna
Newsletter