Jovem se inspira em animais da fauna brasileira para criar hambúrgueres em Guarujá

Com a ideia, João Victor Mendes inaugurou recentemente a Guará que atende por delivery

Por: Carlos da Hora  -  15/10/20  -  15:38
Jovem se inspira em animais da fauna brasileira na criação de hambúrgueres em Guarujá
Jovem se inspira em animais da fauna brasileira na criação de hambúrgueres em Guarujá   Foto: Arquivo Pessoal

Formado em gastronomia, o morador do Guarujá João Victor Mendes inaugurou, recentemente, sua própria hamburgueria. Contudo, a Guará não é apenas uma entre as várias da cidade, já que ela foca em ingredientes brasileiros para a montagem dos lanches. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em conversa com ATribuna.com.br, João falou um pouco sobre a iniciativa. "Comecei com a ideia em março junto de um amigo. Queríamos fazer algo que é nosso e que também marcasse as nossas personalidades. Pensamos primeiro em fazer uma parada mais 'underground', mais rústica, até que o Alexandre chegou e falou 'João, a gente não é assim'". Alexandre Trindade é a segunda mente por trás do Guará. É ele quem cuida de toda a comunicação da hamburgueria que funciona somente por delivery.


João Victor Mendes e Alexandre Trindade são os responsáveis pela Guará
João Victor Mendes e Alexandre Trindade são os responsáveis pela Guará   Foto: Arquivo Pessoal

Após alguns meses planejando a identidade do local, Mendes acabou encontrando o que procurava na capa de um livro. "Quando vi a capa do livro (Cidades Afundam em Dias Normais) da Aline Valek com um Lobo-Guará, com suas pernas características, eu já sabia o que queria fazer". 


Com a ideia de homenagear espécies brasileiras, principalmente as presentes no Cerrado, a dupla iniciou as atividades no início de outubro. Como ambos trabalham durante a semana, por enquanto o delivery só funciona nos fins de semana.


"Foi bem legal a abertura, pois produzimos uma quantidade certa de lanches para evitar desperdício, mas o movimento foi tão alto que nossos ingredientes acabaram em minutos", contou. João também afirma que ambos precisaram correr atrás de mais material para conseguirem abrir no dia seguinte.


Hambúrgueres 'brasileiros'


Falando sobre o processo de criação dos lanches, o morador de Guarujá explicou sobre a ideia por trás do 'Lobo-Guará', carro-chefe feito por eles. "Eu pensei em dar um equilíbrio para o lanche, trazer a combinação entre cheddar e carne seca, que funciona muito bem, com o sabor equilibrado do queijo coalho", contou. 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por GUARÁ-Hamburgueria Brasileira (@guara.hamburgueria) em


"Aliás, por causa dos ingredientes em sí, o lanche parece um lobo-guará. Na parte debaixo, onde fica o hamburger, é a parte das meias mais escuras do animal e vai subindo e clareando com os queijos, exatamente com o lobo". 


Futuro


Segundo João Victor, esta ideia é a porta de entrada para coisas maiores. O próximo passo é conseguir fazer a Guará ter um local presencial e quem sabe futuramente abrir uma franquia abordando outros tipos de comida com a mesma temática, focando na nossa culinária.


Logo A Tribuna
Newsletter