Hospital de Guarujá atinge 100% de ocupação nos leitos de UTI para Covid-19

Unidade aguarda contratação de equipes para trabalhar em novos leitos, que estão prontos

Por: Por ATribuna.com.br  -  13/12/20  -  10:20
Procedimentos são realizados no Hospital Santo Amaro após encaminhamento feito pela rede municipal
Procedimentos são realizados no Hospital Santo Amaro após encaminhamento feito pela rede municipal   Foto: Rogério Soares/ AT

O Hospital Santo Amaro, em Guarujá, atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19. A unidade conta com dez leitos, e todos estão ocupados.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Conforme informado pela assessoria do hospital, há outros dez leitos prontos para entrar em operação. Resta apenas finalizar a contratação de equipes.


O município de Guarujá possui mais de 10 mil casos confirmados de Covid-19, além de 469 mortes, segundo boletim divulgado pela prefeitura nesta quinta (10).


Resposta


Em nota, a Prefeitura de Guarujá confirma que terá mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento de pacientes de Covid-19 no Hospital Santo Amaro (HSA). O intuito é assegurar que a rede pública siga com alta capacidade de atendimento para receber pacientes que necessitem de internação, em razão das complicações que a doença pode causar.


O município também diz que já providenciou transposição de verbas para o custeio desses novos leitos SUS. O recurso virá de quantia à qual a cidade tem direito, no Fundo Metropolitano, incluindo verbas que originalmente seriam empregadas em obras de infraestrutura urbana.


Ainda de acordo com a prefeitura de Guarujá, a autorização para o direcionamento à Saúde já foi obtida e, neste momento, estão em curso os trâmites burocráticos para a formalização da transação, que têm previsão de conclusão para os próximos dias.


A nota ainda diz que a Secretaria de Saúde (Sesau) também tem conhecimento sobre a atual taxa de ocupação de leitos no HSA, mas a pasta ressalta que ainda há respaldo suficiente no Sistema Único de Saúde (SUS) com outras 35 acomodações de UTI e suporte avançado, denominados assim, pois apesar de contarem com equipamentos fundamentais para a manutenção da vida, em especial respiradores, não se encontram em ambiente hospitalar.


Guarujá termina a nota dizendo que há leitos no Hospital Emílio Ribas II e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Rodoviária, de Vicente de Carvalho e da Enseada.


Logo A Tribuna
Newsletter