Guarujá tem redução expressiva no número de casos de sarampo

Município teve queda de 30% nos registros da doença em 2020

Por: Por ATribuna.com.br  -  05/01/21  -  22:01
Problema com a remessa foi a reprovação de um lote de vacinas pentavalente da Índia
Problema com a remessa foi a reprovação de um lote de vacinas pentavalente da Índia   Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Guarujá registrou uma redução de 30% dos casos de sarampo no comparativo entre os anos de 2019 e 2020. No ano passado, foram 40 registros da doença em munícipes. Já em 2020, segundo o último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram 12 pessoas acometidas até o final do ano passado.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os dados demonstram que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a população não deixou de garantir a dose. Prova disso é que o número de pessoas que compareceram aos postos de saúde neste ano superou o anterior: 28.013 em 2019 e 33.073, em 2020.


“A principal forma que temos para combater doenças como o sarampo são as vacinas. Por isso é muito importante que as pessoas busquem pela imunização para diminuir a circulação do vírus”, ressalta Ana Teresinha Lopes Plaça, enfermeira técnica responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria de Saúde.


O público de 6 meses a 49 anos, que ainda não se imunizou, deve comparecer a uma unidade mais próxima de sua residência para receber a dose. Estão à disposição 20 postos de vacinação, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas). O atendimento é das 9 às 15 horas. É necessário levar um documento com foto e a carteira de vacinação, se tiver.


Os profissionais utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e seguem todos os protocolos de higiene e segurança, que estão sendo tomados para evitar a propagação do novo coronavírus, conforme recomendado por órgãos oficiais de Saúde.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter