EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

17 de Julho de 2019

Guarujá reforça operação de segurança durante feriado

A ação envolve a equipe da Força-Tarefa, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (Operação Delegada) e outras secretarias

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Defesa e Convivência Social, reforçou a segurança municipal durante o fim de semana prolongado. O objetivo é atender as principais vias da Cidade e fiscalizar uma série de atividades na faixa de areia e calçadão das principais praias. A operação começou neste sábado (6) e segue até terça-feira (9).

A ação envolve a equipe da Força-Tarefa, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (Operação Delegada) e outras secretarias municipais. A operação conta com o reforço da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e com o serviço dos cães treinados do Canil da GCM.

A fiscalização das diretorias de Posturas e de Comércio visa coibir práticas irregulares tais como: estacionamento e trânsito de bicicletas em áreas não permitidas, som abusivo, prática esportiva em locais e horários não permitidos, comércio ambulante irregular, entre outras. A equipe de Vigilância Sanitária também participa da ação.

Pontos turísticos

Com a presença ostensiva, a iniciativa quer inibir a prática de delitos especialmente nas áreas turísticas. A operação confere maior sensação de segurança aos turistas e munícipes de Guarujá, além de oferecer uma Cidade mais ordenada a toda população.

Haverá um reforço nas rondas realizadas nas proximidades da Praça Horácio Lafer, Mirante da Campina, letreiros Eu Amo Guarujá e Eu Amo Itapema, além de atender a área comercial de Vicente de Carvalho (que compreende Avenida Thiago Ferreira, Avenida Oswaldo Cruz e Avenida Santos Dumont), e orla das praias, coibindo atos de vandalismo e realização dos chamados “pistões”.

O subcomandante da GCM de Guarujá, Anderson Maia Raca, conta que o Mirante da Campina, cuja revitalização do espaço foi entregue na última semana, terá atenção especial. É que a GCM fará uma patrulha de 24 horas no local, estacionando uma viatura e disponibilizando agentes no ponto turístico.

Ele ressalta que "a efetividade dos guardas aumentou devido ao armamento de parte da equipe. Isso proporciona muito mais segurança a moradores e turistas".