Guarujá recebe mais de 25 mil novos testes rápidos para Covid-19

Município recebeu exames do Ministério da Saúde, e outra parte foi adquirida pela prefeitura

Por: Por ATribuna.com.br  -  27/06/20  -  21:55
Testes são feitos em pessoas com sintomas da Covid-19
Testes são feitos em pessoas com sintomas da Covid-19   Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

A cidade de Guarujá recebeu mais 26.500 novos testes rápidos para coronavírus (Covid-19). Desses testes, 6,5 mil foram cedidos pelo Ministério da Saúde, e o restante foi adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em compra de caráter emergencial, realizada no começo deste mês, no valor aproximado de R$ 3,5 milhões.


Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Matheus Santamaria, conhecida como PAM Rodoviária, e UPA Vicente de Carvalho, foram instaladas tendas para que pessoas possam realizar os testes de Covid-19. A análise dos exames acontece no Laboratório Municipal de Guarujá, na Unidade Complexa William Rocha.


As tendas são, exclusivamente, para atendimento de pessoas com sintomas de coronavírus. Os testes são feitos em pessoas que estejam com os sintomas há mais de sete dias, e os resultados são retirados na unidade de saúde mais próxima da casa do paciente.


Já os pacientes com menos de sete dias de sintomas estão sendo atendidos, avaliados, notificados e orientados para que, se os sintomas permanecerem, procurarem a unidade de saúde mais próxima, onde ocorrerá a reavaliação e, se necessário, a coleta do exame.


Os testes rápidos utilizam uma amostra de sangue da pessoa para detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM, que indica a presença do vírus na fase de contágio, e o IgG, que detecta um anticorpo mais específico, significando que a pessoa não é mais transmissora e, teoricamente, está imune.


Logo A Tribuna
Newsletter