Guarujá monta operação para restringir o acesso às praias durante a virada de ano

Acesso estará restrito na área do calçadão e também na faixa de areia. Barreiras sanitárias também voltam a ser adotadas nas principais entradas da Cidade

Por: Por ATribuna.com.br  -  30/12/20  -  22:20
A partir desta sexta (18) ambulantes poderão disponibilizar cadeiras e guarda-sóis
A partir desta sexta (18) ambulantes poderão disponibilizar cadeiras e guarda-sóis   Foto: Arquivo/Carlos Nogueira/AT

A Prefeitura de Guarujá montou uma operação para ara restringir o acesso às praias na próxima quinta-feira (31) e sexta-feira(1º). O objetivo é evitar aglomerações no feriado da virada do ano, quando o Município costuma receber mais de 1 milhão de visitantes.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A medida segue o decreto municipal 14.054, que regulamentou as decisões tomadas pelos prefeitos da Baixada Santista em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) na última semana.


A partir da zero hora do dia 31 será proibido o acesso à faixa de areia e também ao calçadão. A administração municipal começará, a partir das 20 horas de quarta-feira (30), a instalação de aproximadamente 4.100 gradis para restringir o acesso dos pedestres na orla. Além disso, serão utilizadas barreiras de contenção de concreto e cavaletes. Os bloqueios serão retirados somente na manhã de sábado (2).


Excepcionalmente no Tombo e Astúrias, algumas vias que dão acesso à praia estarão bloqueadas já a partir das 14 horas de quarta-feira (30): as ruas Nicolau Lopes e Benedito de Abreu, no Tombo, e as ruas Alexandre Migues Rodrigues (no acesso à Praia), Netuno e Brasilina, nas Astúrias. O trânsito de veículos nas avenidas das praias estará liberado.


O funcionamento de quiosques, bem como o comércio ambulante nas orlas arítimas, ficará proibido na quinta-feira (31) e 1º de janeiro.


Para garantir o cumprimento das normas, a Prefeitura de Guarujá vai se utilizar de cerca de 200 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), fiscais municipais, além do apoio dos policiais militares do efetivo regular, mais o efetivo de 450 agentes da Operação Verão. 


Em caso de descumprimento, a Prefeitura adotará medidas legais que julgar pertinente, incluindo eventuais sanções administrativas, penais e civis. Denúncias à GCM podem ser feitas pelo telefone 153.


Barreiras sanitárias


Como ocorreu no feriado de Natal, a Prefeitura vai implantar barreiras sanitárias nas principais entradas do Município nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, com aferição de temperatura de todos os ocupantes dos veículos que tentarem adentrar a Cidade. Se constatada temperatura igual ou superior a 37,5 graus celsius, a entrada não será autorizada.


Paralelamente, estão mantidas as barreiras destinadas ao controle de acessos de ônibus, vans e similares com fins turísticos, que estão proibidos de entrar no perímetro urbano, conforme decreto municipal do dia 3 de dezembro.


Logo A Tribuna
Newsletter