Guarujá irá adotar IPTU Digital em três zonas territoriais

Novo sistema vai atender as regiões do Centro, Astúrias, Guaiúba e Vicente de Carvalho

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/12/20  -  20:04
Em caso de descumprimento, síndicos e imobiliárias podem ser responsabilizados
Em caso de descumprimento, síndicos e imobiliárias podem ser responsabilizados   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Prefeitura de Guarujá irá adotar, a partir de 2021, o IPTU Digital em três zonas territoriais. As regiões do Centro, Astúrias, Guaiúba e Vicente de Carvalho não receberão mais os carnês impressos, antes enviados pelos Correios.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Nesta etapa, três áreas  geográficas  serão atendidas com o IPTU Digital:  a Zona 0 (Centro, Vila Maia), Zona 1 (Jardim e Parque Guaiúba, Jardim Astúrias, Jardim Las Palmas, Loteamento Alexandre Migues Rodrigues, Parque Guarujá, Praia do Tombo, Vila Castelinho, Vila Fortuna, Vila Luiz Antônio, Vila Outeiro e Vila Alzira) e Zona 5 (Jardim Santense, Jardim Enguaguassu, Pae Cará, Vila Cunhambebe, Vila Itapema e Vila Alice).


O IPTU Digital possibilitará ao contribuinte entrar no site da Prefeitura de Guarujá  e acessar o carnê. O pagamento do imposto poderá ser feito por qualquer meio eletrônico, usando o código de barras do boleto. Se preferir, o munícipe poderá imprimir a guia e realizar o pagamento em qualquer agência bancária, dentro da data de vencimento. O contribuinte também tem a opção de pagar o valor do  tributo em débito automático.


Segundo a administração municipal, a digitalização do IPTU será implantada com foco na economia de gastos, visando diminuir a quantidade de carnês impressos, além de  ser um modo mais moderno e eficiente. "A emissão digital é mais moderna e permite que o contribuinte acesse seu próprio carnê pela internet, gerando economia de gastos referentes à impressão e entrega de guias, explica a secretária de Finanças, Leila Sales Acúrcio Torres.


A Prefeitura tem como meta a digitalização de todo o lançamento do IPTU em 2022, como já é feito para a cobrança do mobiliário fiscal.


Para buscar o carnê na internet é preciso acessar o site da prefeitura e entrar no campo de cobranças, clicando na opção 'IPTU'. Em seguida deverá digitar o número do cadastro imobiliário do imóvel (encontrado no carnê impresso de 2020 ou de outros exercícios) para ter acesso ao carnê digital.


Na tela de cobranças, o munícipe terá acesso às guias eletrônicas do IPTU 2021, que poderá visualizar ou imprimir, optando pelo pagamento em cota única ou parcelado. Nesse caso, também é  possível acessar a contribuição voluntária do Bem-Estar-Animal.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter