Guarujá instala pias para lavagem das mãos em locais de grande circulação

Agentes também estão nos locais para orientar os munícipes

Por: Marcelo Luis & Da Redação &  -  30/04/20  -  00:56
Pias foram instaladas em 4 pontos estratégicos de Guarujá
Pias foram instaladas em 4 pontos estratégicos de Guarujá   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Quatro estações públicas de higienização já estão funcionando em Guarujá. Elas fazem parte do Plano de Contingência de Coronavírus e foram instaladas em quatro locais estratégicos da cidade. O objetivo é incentivar a lavagem correta das mãos e facilitar a vida de quem precisa se deslocar pelo município e que nem sempre consegue um lugar adequado para isso.


As estações ficam na Praça dos Expedicionários, no Centro; Praça Horácio Lafer, no Jardim Tejereba; Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho; e em frente à UPA Matheus Santamaria (antigo PAM da Rodoviária), no Santo Antônio. Cada uma delas possui cinco pias, sabão e instruções sobre o método correto de lavagem das mãos, indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Nesses locais, também há agentes para levar orientações aos munícipes. O secretário-adjunto de Saúde de Guarujá, Marcelo de Almeida Cesar, lembra que o ato de higienizar as mãos com água e sabão é mais eficaz que a utilização de álcool em gel, tão valorizado e procurado atualmente.


“Segundo dados da própria OMS, lavar as mãos pode reduzir em até 40% a contaminação por qualquer tipo de vírus. Infelizmente, o autocuidado ainda faz parte da rotina de muitas pessoas, mas essa questão do coronavírus está despertando a necessidade de mudanças de hábitos, cuidados que já deveríamos ter adotado no dia a dia”.


De acordo com ele, os locais escolhidos para receber essas estações foram definidos estrategicamente. “São pontos em que há mais circulação de pessoas. É uma oportunidade para quem está se deslocando pela Cidade lavar as mãos, receber informações sobre como lavar as mãos corretamente e assim reduzir o risco de ser infectado”.


As estruturas foram viabilizadas por meio de uma parceria da Prefeitura com a Organização Social (OS) Pró-Vida, que providenciou as estações a instalação sem custo à Administração Municipal. A colocação de novos pontos para lavagem das mãos em outros bairros não está descartada.


Logo A Tribuna
Newsletter