Guarujá edita regra para abertura de shoppings, hotéis e demais setores do comércio

Regras foram publicadas no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (11); setores retomam atividade durante a pandemia a partir de segunda-feira (15)

Por: Por ATribuna.com.br  -  11/06/20  -  23:49
Clientes usam máscaras em meio às lojas já abertas na Avenida Santos Dumont, em Vicente de Carvalho
Clientes usam máscaras em meio às lojas já abertas na Avenida Santos Dumont, em Vicente de Carvalho   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Com a elevação da Baixada Santista para a zona laranja do Plano São Paulo, a Prefeitura de Guarujá editou regras locais que possibilitam comércios e empresas a funcionarem parcialmente na cidade, a partir da próxima segunda-feira (15). A flexibilização autoriza shoppings, hotéis, comércio de rua e outras atividades. O conjunto de regramento está amparado no decreto municipal nº 13.711, editado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (11). 


A norma municipal libera o funcionamento, com horário e capacidade de atendimento reduzidos, de diversas atividades, exigindo, ainda, uma série de medidas de higienização e isolamento social. Entre elas, o uso de máscaras por funcionários e clientes, meios para higienização das mãos – água e sabão ou álcool em gel –, limpeza constante de superfícies de toque, distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas nas filas e controle da entrada de clientes na proporção de até 20% da lotação máxima.  


As máquinas de cartões de débito e crédito deverão ser assepsiadas a cada uso com álcool 70% ou água sanitária e, nos estabelecimentos fechados, será obrigatória a aferição da temperatura corporal, sendo vedada a entrada de quem apresentar mais de 37,5 graus Celsius. Todos os estabelecimentos ainda precisam tomar ciência e afixar em local visível o Termo de Declaração de Estabelecimento Responsável (as informações podem ser impressas em material disponível no site da prefeitura).     


A administração municipal destaca que a fiscalização das normas estipuladas será feita por agentes municipais. Afirma ainda que a flexibilização do funcionamento do comércio será avaliada diariamente, levando em consideração a dinâmica da pandemia, segundo análise do boletim coronavírus, emitido pela Secretaria de Saúde de Guarujá, podendo ser suspensa ou alterada a qualquer tempo. 


O que poderá reabrir: 


Comércio de rua, concessionárias e revenda de veículos: de segunda a sexta, das 12 às 16 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas.   


Shoppings centers, galerias e congêneres: de segunda a sábado, das 16 às 20 horas, exceto as praças de alimentação, que só poderão atender nos sistemas delivery ou de retirada presencial. Consumo no local está terminantemente proibido. 


Atividade imobiliária e escritórios em geral: de segunda a sexta, das 10 às 14 horas, ou por prévio agendamento. Porém, fica proibido às imobiliárias, agenciadores e intermediários a contratualização de locações temporárias com fins turísticos. 


Marinas: poderão funcionar de segunda a quinta-feira, sem horários específicos. Porém, apenas para a realização de manutenção das embarcações e descida para testes, com limites estipulados de 10% das embarcações abrigadas a cada dia e de 40% da capacidade total da respectiva embarcação, para evitar aglomerações. A descida para atividades com fins de esporte e recreio está proibida. 


Hotéis, pensões e similares – o atendimento será exclusivo a clientes corporativos ou ligados a atividades comerciais e laborais essenciais e com o limite de 30% da capacidade total de hospedagem. O serviço de alimentação só poderá ser disponibilizado nos quartos/unidades e está proibida a abertura de restaurantes. 


Atividades ao ar livre podem ser incentivadas, desde que respeitem o distanciamento mínimo recomendado. O mobiliário em áreas de lazer (espreguiçadeiras, esteiras, mesas, etc) precisará ser afastado e objetos de uso compartilhado como jornais, revistas e livros não podem ser disponibilizados, para evitar a contaminação indireta. Cartões de acesso ou chaves deverão ser higienizados a cada recebimento. 


Logo A Tribuna
Newsletter