A Prefeitura de Guarujá assinou, na sexta-feira (26), contrato com a empresa City Transporte Urbano Intermodal, que assumirá o transporte público na cidade. Apesar do aumento na tarifa previsto para os próximos meses, a parceria também prevê o implemento no conforto e modernidade do transporte. Agora, a empresa tem seis meses para implantar a nova infraestrutura do setor.
Logo após a assinatura do contrato, o secretário de Defesa e Convivência Social, Luiz Cláudio Venâncio Alves, destacou que o reajuste deve ser implantado assim que a Translitoral deixar o serviço. "O prefeito Válter Suman entende que o contrato atual é irregular e não podemos dar aumento para a empresa. E o valor está defasado, pois não há reajuste há quatro anos", diz.
A nova tarifa ainda não está definida, mas já há uma projeção para que ela salte dos atuais R$ 3,20 para R$ 3,80. No despacho de homologação da concorrência, há o valor de remuneração (o quanto a empresa recebe por passageiro transportado): R$ 3,6899. "Isso é o que ela deve receber, mas ainda há o transporte gratuito. Alguém paga por isso e é o que tem que se considerar no estudo da tarifa”, afirma Venâncio.
A City Transporte tem que colocar em circulação 120 ônibus novos, com ar-condicionado e wi-fi. Ao todo, serão 25 veículos articulados, 40 coletivos em modelo um terço maior que o convencional, 55 micro-ônibus, um veículo turístico de dois andares, dois micro-ônibus executivos e duas vans para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida.
Apesar de a frota ser menor que a atual, que tem 162 veículos em circulação, a prefeitura garante que o número de lugares disponíveis será maior. "Hoje, temos 7.800 lugares disponíveis em horários de pico em nossos veículos do transporte público. A partir de abril, teremos 12.985", garante o secretário. A empresa também deve instalar corredores de ônibus, que ganharão estações modernas de embarque. Os pontos de ônibus e abrigos também devem ganhar cara nova.
A partir da assinatura do contrato, a empresa começará a fazer o projeto destes equipamentos. Inicialmente, o plano é que o sistema seja BRT (Bus Rapid Transit, ou trânsito rápido por ônibus, em português), integrado com linhas estruturais, locais e complementares, prevendo integração entre os ônibus. "Isso vai permitir, por exemplo, que pessoas que andem por trechos curtos paguem metade da passagem", diz Venâncio.
Cerca de 30 dias antes de começar a nova operação, a Prefeitura pretende informar aos usuários a forma de trocar os bilhetes e a validade dos créditos existentes. O contrato de concessão com a empresa será de 15 anos, podendo ser renovado, e prevê R$ 197 milhões em investimentos por parte da concessionária. Procurada por ATribuna.com.br, a Translitoral afirma que não se pronuncia sobre o assunto. A reportagem também não conseguiu contato com a City.