Guarujá registra aumento de quase 60% no resgate de animais abandonados

Maioria dos animais acolhidos no Canil Municipal chegam com ferimentos e desnutridos

Por: Por A Tribuna.com.br  -  14/04/21  -  17:15
Maioria dos animais acolhidos no Canil Municipal chegam com ferimentos e desnutridos
Maioria dos animais acolhidos no Canil Municipal chegam com ferimentos e desnutridos   Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação

A quantidade de animais abandonados resgatados pela prefeitura de Guarujá aumentou em 58%, sendo a maioria filhotes. No primeiro trimestre do ano passado, a Diretoria de Bem-Estar Animal acolheu 281 animais, sendo que no mesmo período deste ano, foram 445.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Muitos dos animais abrigados pelo Canil Municipal chegam feridos e precisam passar por tratamento. Quando superam as dores físicas - e boa parte das emocionais - eles são disponibilizados para adoção responsável.


Segundo a coordenadora de Bem-Estar Animal, Vivi Vargas, é importante que as pessoas tenham consciência de que maus-tratos contra cães e gatos é crime, conforme a Lei 14.064/20, conhecida como Lei Sansão, que pode resultar em punição com dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda de animais.


Para realizar denúncias, basta ir ao Canil Municipal, localizado na Avenida Maria Lídia Rêgo Lima, 301, no Jardim Conceiçãozinha. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também é possível denunciar pelo número (13) 3348-4750 da Polícia Militar Ambiental.


Resgate com tutor detido


As equipes da Diretoria de Bem-Estar Animal de Guarujá e da Polícia Militar Ambiental flagraram, na sexta-feira (9), um cachorro mestiço de Dálmata em situação de maus-tratos e o homem que detinha a guarda do animal foi detido. O crime foi descoberto em razão de denúncias realizadas tanto à Diretoria quanto à PM.


Quando chegaram ao imóvel, localizado no bairro Paecará, em Vicente de Carvalho, os profissionais encontraram o cão amarrado com um pedaço de fio elétrico a uma das vigas de sustentação do teto do local em que vivia, sem possibilidade de locomoção, além de estar muito abaixo do peso, ferido e com infestação de carrapatos. O espaço estava completamente sujo e não havia alimentação para o animal.


O animal foi resgatado e encaminhado para o Canil Municipal, onde está recebendo o tratamento adequado e, quando receber alta médica, poderá ser adotado por uma nova família.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter