Grupo realiza 'festa' na Praia de Pitangueiras, em Guarujá; vídeo

Na véspera do feriado, dezenas de banhistas se aglomeraram na faixa de areia. Também houve registro de movimentação intensa na prainha Branca

Por: Por ATribuna.com.br  -  07/09/20  -  15:32

Um grupo de jovens se aglomerou na Praia de Pitangueiras, em Guarujá, na noite deste domingo (6). Apesar da pandemia de Covid-19, a multidão não respeitou o distanciamento social na véspera do feriado.


Nas imagens obtidas por ATribuna.com.br, é possível ver dezenas de pessoas comemorando em frente ao mar, numa espécia de festa clandestina à beira-mar. A maioria dos participantes não usava máscaras e desrespeitava o distanciamento social. Também houve registro de aglormeração na prainha Branca, que fica na região conhecida como Rabo do Dragão.


No Guarujá, o uso das praias é permitido apenas para prática de esportes que não envolvam contato físico no calçadão, na faixa de areia e no mar. Caminhada, corrida, surf, stand-up, natação, futevôlei e beach tennis são exemplos. Já qualquer atividade que possa causar aglomerações segue vedada, inclusive à noite.


Está liberado o trabalho dos ambulantes, desde que respeitando todas as normas de higienização e distanciamento e demais medidas profiláticas para evitar o contágio da Covid-19.


Em nota, a prefeitura de Guarujá afirma lamentar "as cenas de abuso que podem ser vistas nas imagens. Mas ressalta que desde a última sexta-feira (4) iniciou a 'Operação Independência', exatamente com o intuito de coibir possíveis abusos durante o feriado prolongado do Dia da Independência".


Segundo o poder público, a ação conta com mais de 400 profissionais, entre agentes municipais e policiais militares, realizo. Até o domingo (6), foram realizadas 1.040 abordagens de orientação, sendo 825 só em razão da montagem de guarda-sóis, tendas e focos de aglomeração (com ou sem uso de máscara). Foram desmobilizados churrascos e outras tentativas de infringir os decretos municipais de flexibilização.


Também fizeram parte da iniciativa agentes da Vigilância em Saúde. Eles tinham como objetivo esclarecer dúvidas de munícipes e turistas acerca do que era ou não permitido, além de realizar a distribuição de máscaras tanto para quem estava protegido como para os que não estavam. Foram 11.500 itens entregues, tanto na faixa de areia quanto nos dois pedágios educativos instalados nos principais corredores de chegada de turistas à Cidade.


As pessoas que estavam sem máscara, a partir do recebimento, imediatamente passaram utilizá-la. Desde o início da pandemia, o Município opta pelo viés da conscientização ao invés da punição. Então não prescreve multa a quem infringir a diretriz sanitária, mas o não uso do equipamento implica não só no impedimento do ingresso da pessoa aos estabelecimentos comerciais como também na retirada dela do local ao se recusar a utilizar a proteção.


E, por fim, o Município salienta que a prevenção e o combate à disseminação do novo coronavírus é responsabilidade de todos, principalmente da própria população.


A 'Operação Independência' segue no Município até o final desta segunda-feira (7).


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter