EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

20 de Maio de 2019

Fortaleza da Barra é revitalizada e ganha nova iluminação

Ação faz parte da disputa pelo título de Patrimônio Mundial da Unesco

A Fortaleza da Barra, que fica no bairro Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá, passou por revitalização. O patrimônio histórico da cidade recebeu nova iluminação por meio do Instituto Neoenergia, em parceria com a Formarte e a prefeitura.

Agora, o forte possui um sistema moderno de instalações elétricas e luminotécnicas. Conhecido pela vista da Baía de Santos, o monumento, erguido em 1584 - durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola -, é a única fortificação espanhola no Brasil e integra a lista de concorrentes ao título de Patrimônio Histórico pela Unesco. A fortificação também abriga o Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande.

A ação tem em vista a disputa pelo título da Unesco. A Secretaria de Cultura do município ressalta que a visibilidade do patrimônio de Guarujá serve como incentivo a novas atividades, que acontecerão com melhor estrutura.

O projeto luminotécnico, além de valorizar a importância histórica do monumento, substituiu todo o sistema elétrico e de iluminação existentes por um novo sistema, mais eficiente. A inauguração da nova iluminação está prevista ainda para este primeiro semestre.