Farol do Itapema, em Guarujá, passa por primeira fase de revitalização

A ação faz parte do processo de recuperação do patrimônio, cedido pela União ao Município pelos próximos 20 anos

Por: Por ATribuna.com.br  -  25/07/20  -  12:14
Primeira fase de recuperação deve ser concluída em até 30 dias, diz prefeitura
Primeira fase de recuperação deve ser concluída em até 30 dias, diz prefeitura   Foto: Helder Lima/PMG

A Prefeitura de Guarujá deu início ao processo de recuperação da histórica construção no Forte de Vera Cruz do Itapema, também conhecido como Farol do Itapema, em Vicente de Carvalho. O cronograma prevê duas fases de restauro do patrimônio, que recentemente foi cedido da União para o município.  


Segundo a administração, na primeira etapa serão realizados serviços de zeladoria, como capinação da área externa, pintura e pequenos reparos. O prazo para a conclusão desta fase é de até 30 dias. Após esse período, a expectativa é que tenha início a restauração estrutural. 


O trabalho será realizado em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). “Trata-se de uma ação mais extensa, devido à complexidade do serviço, por tratar de setores envolvendo a parte elétrica, por exemplo”, diz a prefeitura, por meio de nota. 


Patrimônio do século 16 será novo polo de Cultura de Guarujá
Patrimônio do século 16 será novo polo de Cultura de Guarujá   Foto: Helder Lima/PMG

Concessão do patrimônio  


Em maio, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) cedeu ao Município permissão de 20 anos para a utilização da instalação no Forte do Itapema. A construção, do século 16 e tombada pelo Estado de São Paulo desde 1982, se tornará, em breve, um espaço cultural para visitação pública, o Museu Histórico Cultural, responsável por impactar não apenas a cultura local, mas toda a Região Metropolitana da Baixada Santista.  


Para que a população acompanhe as transformações do Museu Histórico Cultural, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) tornará esse processo público, por meio do site www.vivacult.com.br. A ferramenta possibilitará visualizar em tempo real, o avanço das obras no local remotamente, devido à pandemia do novo coronavírus.


Logo A Tribuna
Newsletter