Ex-vereador aciona MP para apurar falta de transparência no Fundo Social de Guarujá

Segundo Val Advogado, Conselho Deliberativo da instituição não emitiu o balancete demonstrativo das receitas e despesas, assim como não encaminhou informações à Prefeitura e à Câmara

Por: Sandro Thadeu & Da Redação &  -  01/06/19  -  00:36

O ex-vereador e candidato a prefeito de Guarujá pelo Solidariedade, em 2016, Valdemir Batista Santana, o Val Advogado, protocolou uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) para que o órgão abra um inquérito civil a fim de apurar a falta de transparência do Fundo Social de Solidariedade (FSS) do Município entre janeiro de 2017 até os dias atuais.


Segundo o ex-parlamentar, o Conselho Deliberativo da instituição não emitiu o balancete demonstrativo das receitas e despesas, assim como não encaminhou essas informações à Prefeitura e à Câmara. Segundo o denunciante, a “inovação” da atual gestão da entidade foi a realização de uma “prestação de contas social”.


Somente no ano passado, o FSS movimentou em torno de R$ 27 milhões. Val Advogado apontou ainda que a página dá entidade em uma rede social “denota uma exposição pessoal fora dos parâmetros legais” da atual presidente do Conselho Deliberativo e primeira-dama da Cidade, Edna Maria Mota Suman.


O ex-parlamentar também protocolou essa denúncia no Legislativo e solicitou que a Casa encaminhe para ele uma certidão para esclarecer se a prestação de contas do FSS foi realmente enviada à Casa. A resposta a Val Advogado deverá ser enviada nos próximos dias.


A Prefeitura de Guarujá informou à coluna que não foi notificada oficialmente sobre a citada denúncia e que, quando isso ocorrer, prestará todas as informações solicitadas.


Logo A Tribuna
Newsletter