Em áudio, secretário de cultura de Guarujá ‘ensina’ a burlar cadastro para artistas da cidade

Marcelo Nicolau nega irregularidade e diz que apenas tirava dúvidas relativas ao cadastro para a Mostra Cultural Virtual

Por: Por ATribuna.com.br  -  07/08/20  -  22:00
Secretário nega irregularidades nas declarações e diz que  apenas tirava dúvidas dos artistas
Secretário nega irregularidades nas declarações e diz que apenas tirava dúvidas dos artistas   Foto: Divulgação/PMG

O secretário municipal de Cultura de Guarujá, Marcelo Nicolau, é acusado de 'ensinar' a burlar as regras para o cadastro emergencial voltado à classe artistas da Cidade. Em um áudio atribuído ao político, que circula nas redes sociais, é possível ouvir dicas de como obter mais de uma forma de acesso a recursos à categoria, uma das que mais vem sofrendo com os impactos da pandemia do novo coronavírus. Ele nega a denúncia. 


Na gravação, obtida por ATribuna.com.br, Nicolau parece conversar com alguns representantes da classe artística da Cidade. "Vamos supor que você já receba e você é um cantor. Aí, você pega um músico que está ao seu lado, o (nome do músico), que toca um violão muito bem. E fala: "vamos comigo nessa?" Porque eu já tô (sic) recebendo, mas o (nome do músico) não tá (sic). Então, o nome que tem que aparecer no projeto é o do (músico).  Assim, é possível receber. Se aparecer (na listagem oficial) o nome de quem já recebe, não vai (ter o recurso depositado)”, diz, no áudio.



Procurado pela Reportagem para comentar o teor da gravação, o titular da pasta se posicionou por meio de nota. Conforme o comunicado, ele esclarece que “não houve qualquer tentativa de burlar regra alguma”.


Ainda segundo ele, “o áudio em questão explica a artistas que apresentaram dúvidas relativas ao cadastro para a Mostra Cultural Virtual que é possível um projeto selecionado, seja como CPF ou como CNPJ, ter a participação de um artista convidado ou subcontratado na apresentação”. 


A Mostra Cultural Virtual é uma iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult), que visa selecionar 100 artistas da cidade. Os classificados receberão R$ 1 mil por seus projetos.  


Nicolau explica que o pagamento do auxílio será feito apenas ao titular do projeto selecionado. O secretário ressalta, ainda, que o processo de seleção é transparente e fiscalizado por uma comissão com representantes da sociedade civil, Prefeitura e Conselho Municipal de Cultura. 


Logo A Tribuna
Newsletter