EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

22 de Fevereiro de 2019

Consultores do ICLEI participam de encontro sobre a Serra do Guararu, em Guarujá

Cidade foi premiada pelo Projeto Áreas Protegidas por preservação ambiental

A 59ª Reunião do Conselho Municipal da APA Serra do Guararu, de Guarujá, contou com a participação de consultores do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), que premiou o local por meio do projeto Áreas Protegidas Locais. No encontro, os membros do conselho debateram a relevância da atuação na APA Serra do Guararu.

Um dos tópicos da discussão foi sobre os próximos passos a serem tomados para cuidar do meio ambiente com a ascensão do turismo na região. Outro tema debatido foi o trabalho conjunto realizado pela sociedade civil, governos municipais de Guarujá e Bertioga e o Governo do Estado de São Paulo.

A reunião foi realizada com o objetivo de criar uma projeção do trabalho realizado em Guarujá, para que a atuação na Área de Proteção Ambiental (APA) seja um exemplo para as demais cidades.

No país, existem mais de 1.000 unidades, e a APA da Serra do Guararu recebeu premiação do Projeto Áreas Protegidas Locais, resultando na vinda dos consultores do ICLEI. O local se tornou uma das três áreas de proteção ambiental modelos no Brasil.