Baleia rara é encontrada morta na praia de Pernambuco em Guarujá

Biólogos realizam autópsia para avaliar a causa da morte do animal marinho

Por: Por ATribuna.com.br  -  01/10/20  -  17:29
Biólogos realizam autópsia para avaliar a causa da morte do animal marinho
Biólogos realizam autópsia para avaliar a causa da morte do animal marinho   Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um raro exemplar de baleia-de-Bryde foi encontrado morto na praia de Pernambuco, em Guarujá, na manhã desta quinta-feira (1º). Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e do Instituto Gremar atuam no local para a remoção da carcaça do mamífero. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Para uma melhor avaliação da causa da morte do animal, técnicos do instituto realizaram autópsia. Segundo a Semam, a baleia deverá ser enterrada em um terreno público, ainda indefinido. A expectativa é que o esqueleto do animal seja utilizado para pesquisas futuramente. 


Podendo atingir mais de 16,5 metros e ter peso superior a 40 toneladas, a baleia-de-Bryde é considerada uma das maiores espécies da vida marinha. Elas não realizam migrações anuais, ficando restritas às regiões com águas mais quentes nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.  


Membro da família das baleias de barbatana, aparecem com maior incidência no litoral brasileiro na primavera e no verão. Elas buscam as águas mais quentes e as áreas mais próximas da faixa de areia em busca de alimentos e procriação. 


Litoral Norte 


Nesta semana, duas outras baleias foram encontradas na orla do Litoral Norte. Nesta segunda-feira (28), a carcaça de um filhote de Jubarte (Megaptera novaeangliae) encalhou na Praia do Jabaquara, em Ilhabela. 


No mesmo dia, houve o alerta de outra uma baleia morta, em estado mais avançado de decomposição, boiando na altura da Praia da Almada, em Ubatuba.  


Logo A Tribuna
Newsletter