Amaro: O ‘santo da água’ ficou notabilizado pelo fogo

Dia do padroeiro de Guarujá é celebrado nesta quarta-feira. Ponto alto ocorrerá às 18h30, com procissão e missa em louvor ao santo, na Igreja Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro

Por: Da Redação  -  15/01/20  -  10:44
Atualizado em 15/01/20 - 10:49
Em 1939, incêndio destruiu quase toda capela construída para o santo, mas a imagem não sofreu avaria
Em 1939, incêndio destruiu quase toda capela construída para o santo, mas a imagem não sofreu avaria   Foto: Carlos Nogueira/AT

Com a biografia marcada por caminhar sobre a água, como Jesus, Santo Amaro (São Mauro, em italiano) teve sua imagem ligada a Guarujá por outro elemento: o fogo. Narra a tradição que, em 1939, um incêndio destruiu quase toda pequena capela construída para o santo, que batiza a ilha, na esquina das avenidas Puglisi e Leomil.


A peça, contudo, não sofreu nenhuma avaria. Os sinais do milagre serão relembrados nesta quarta-feira (15), quando se celebra o padroeiro da Cidade.


Haverá missa de ação de graças, inaugurações e apresentação cultural em homenagem ao santo. O ponto alto ocorrerá às 18h30, com procissão e missa em louvor ao santo, na Igreja Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro (Praça da Matriz s/nº, Centro). Às 20 horas, a Orquestra Sinfônica de Guarujá se apresenta na Praia de Pitangueiras.


As atividades começaram na terça-feira (14), com a entrega da reforma da Escola Municipal (EM) Cônego Domenico Rangoni (Rua Bandeirantes s/nº, na Vila Sapo). A EM Jacirema Santos Fontes, no Morrinhos I, terá obras finalizadas na sexta-feira (17), às 9 horas.


O calendário de inaugurações continua na manhã desta quarta-feira, com a entrega do terceiro pátio de recolha de veículos do Município, localizada na Rua João Silveira, 240, na Vila Lígia. Às 15 horas, será inaugurado o Letreiro Eu Amo Perequê.


Também serão entregues dois veículos para o setor de Fiscalização de Comércio Ambulante. As cerimônias transcorrerão no calçadão da Praia do Perequê.


Feriado desta sexta-feira (15) é em alusão a Santo Amaro, padroeiro de Guarujá
Feriado desta sexta-feira (15) é em alusão a Santo Amaro, padroeiro de Guarujá   Foto: Carlos Nogueira/AT

Convênios


Na quinta-feira (16), às 11 horas, será assinada autorização de convênio entre a Prefeitura e a Universidade de São Paulo (USP) para se instituir o Projeto de Inovação da Educação.


Na sexta, às 11 horas, ocorrerá a assinatura de um termo de compromisso com a MRS Logística, para remoção de mais de 300 famílias das comunidades Marezinha e Prainha, que moram em áreas invadidas da faixa de domínio ferroviário.


Elas serão reassentadas no Conjunto Parque da Montanha, cujas obras foram retomadas pela Administração. A cerimônia está marcada para a sala de reuniões do Paço Moacir dos Santos Filho.


Logo A Tribuna
Newsletter