Ajuda humanitária em Guarujá soma 55 militares das Forças Armadas

Quinze fuzileiros navais chegaram à cidade e se juntam aos 40 militares do Exército e Aeronáutica

Por: Por ATribuna.com.br  -  10/03/20  -  00:56
Homens das Forças Armadas já realizam ajuda humanitária em Guarujá
Homens das Forças Armadas já realizam ajuda humanitária em Guarujá   Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

O número de militares das Forças Armadas acionados para prestar ajuda humanitária em Guarujá por conta das fortes chuvas da última semana chegou a 55. No domingo (8), 15 fuzileiros navais chegaram à cidade para se juntarem aos 30 homens do Exército e outros 10 da Aeronáutica, que desde sábado (7) estão no município realizando trabalhos de separação e distribuição de donativos. Todos permanecem na cidade por tempo indeterminado.


O pedido de ajuda às Forças Armadas foi realizado pela Prefeitura de Guarujá. Além da distribuição, os militares também estão responsáveis pela organização de voluntários, intermediação de conflitos e reforço na segurança. Já nas áreas de busca, a responsabilidade do comando da operação é do Corpo de Bombeiros.


De acordo com o capitão de Mar e Guerra Marcelo de Oliveira Sá, capitão dos Portos de São Paulo, “a Marinha prontamente se solidarizou, pela relevância da causa. Estamos com contingente de 15 militares [sendo um enfermeiro de campanha], inclusive de viaturas, para atuar neste momento difícil, na tentativa de mitigar o sofrimento dessas pessoas”, declarou ele, lembrando, ainda, do lema da Capitania. “Protegendo nossas riquezas e cuidando da nossa gente”.


Os fuzileiros da Marinha já estão no Ginásio Marivaldo Fernandes – Guaibê (Avenida Santos Dumont), com os militares da Aeronáutica. Já o Exército permanece na Escola Municipal Professora Dirce Valério Gracia (Avenida Dom Pedro I, 340, Jardim Tejereba). Todo o grupo já vem, ainda, realizando as entregas dos donativos às famílias atingidas nas áreas impactadas pela tragédia no município.


Comando dos bombeiros


Com relação aos locais de buscas, onde ocorreram as tragédias, o comando dos trabalhos está a cargo do Corpo de Bombeiros. É ao órgão que compete, também, a decisão de utilização de maquinários e demais equipamentos na operação. A Prefeitura de Guarujá se colocou à disposição para providenciar todos os suprimentos necessários nesse sentido.


Logo A Tribuna
Newsletter