EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

18 de Outubro de 2019

A mulher negra e o trabalho são tema de ciclo de debates

Atividades serão realizadas em Santos e Cubatão, entre os dias 22 e 26 deste mês

A mulher negra e as relações de trabalho dão o tom da primeira edição da Semana Tereza de Benguela na região, entre 22 e 26 deste mês. Organizada por entidades da Baixada, o evento, além de relembrar a vida da líder quilombola, também celebra o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

“As mulheres negras trabalham durante a vida inteira e essas atividades não são reconhecidas como emprego que o homem branco estabelece”, afirma a representante do Grupo de Pesquisa Trabalho Capital da USP, Helena Pontes.

“O lugar colocado para a mulher negra é na cozinha, na limpeza e como dona de casa e nós queremos mais do que isso”, acrescenta a representante do Coletivo Feminista Classista Maria Vai com As Outras, Dida Dias.

A representante do coletivo Mães de Maio e Mães Da Leste, Bete Nagô, também conta um pouco de sua frustração. “Viver de arte e ser mulher negra não é fácil. Ouço muito as pessoas falando que eu ‘não tenho cara de fotógrafa’. Eu estou há quase seis anos fazendo isso e ainda me questionam se eu tenho uma câmera”.

Racismo

A representante do Grupo de Estudos Reflexos de Palmares da Unifesp de Santos, Priscila Ribeiro, lembra do racismo, que está na raiz de muitas exclusões. “No Brasil, é tão cruel que às vezes a gente nem sabe que é racismo, convivemos com isso, além de sofrer você nem percebe o porquê”.

A representante do coletivo Promotoras Legais Populares, Eugenia Lisboa, fala sobre sofrer com o racismo velado. “Eu fui me entender como mulher negra aos 50 anos, o que isso significa. É necessário entender como isso atinge nosso emocional”.

Inscrições

Dos Trabalhos das Mulheres Negras às Mulheres Negras no Mundo do Trabalho terá atividades em Santos – somente no dia 24, será na Câmara de Cubatão – com mesas de debates, exposições fotográficas, de grafite, seção de filmes, apresentações de poesia e coral e oficinas de confecção de bonecas, entre outras. A programação completa está no www.facebook.com/semanaterezadebenguela, bem como informações sobre as inscrições.

Tudo sobre: