Governo do Estado planeja construção de 40km de estrada entre o rodoanel e o Porto

Edital de chamamento público para apresentação de projetos para nova rodovia será publicado nesta quinta-feira (25)

Por: Maurício Martins & Arminda Augusto & Leopoldo Figueiredo &  -  24/03/21  -  13:34
Ideia que é ligar rodoanel ao Guarujá, com a Rodovia Cônego Domênico Rangoni
Ideia que é ligar rodoanel ao Guarujá, com a Rodovia Cônego Domênico Rangoni   Foto: Arquivo/AT

O Governo do Estado planeja a construção de uma ligação rodoferroviária entre o rodoanel, na Grande São Paulo,ea margem esquerda do Porto, emGuarujá.A expectativa é de que a nova estrada tenhaaproximadamente40quilômetros, comoito pistas(quatro para descida e quatro para subida) e mais dois ramais ferroviários. O editalde chamamento público paraque empresas manifestem interesse noprojeto será publicadonesta quinta-feira (25).


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A informação foi dadapelo secretárioestadualde Logística e Transportes,João Octaviano Machado Neto,em entrevista exclusiva para A Tribunanesta terça-feira (23).Ele acredita que – em expectativa otimista - é possível ter a obra pronta em seis anos. A ideiainicialé que iniciativa privada construa efique com a concessão do novo acesso por 30 anos, renováveis por igual período.


Os prazos, porém, ainda estão em aberto, assim como custos e detalhes da nova rodovia.Tudo isso dependerá do que será apresentado pelos consórcios interessados, queterão 30 dias para se manifestar. Umaou mais propostaspodem ser aprovadas e unificadase,a partir,disso aexecução do projeto deverá levar dois anos.Antes de iniciar os trabalhos, ainda haverá necessidade de licenciamento ambiental.


“Haverá um estudo, por parte do Governo do Estado, dos projetos apresentados. Pode ser que o projeto final seja uma somatória de partes de cadaprojeto. Aí o edital prevê separação por entregáveis e vamos remunerar cada empresa de acordo com o que usamos de cada uma, proporcionalmente.Quem ganhar a licitação paga isso”, explica o secretário.


Priorizar cargas


De acordo com Machado Neto, o principal objetivo com o projeto é criar um novo acessode caminhõesà margem esquerda do Porto,desafogando o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). A nova rota não seria obrigatória para os veículos de carga, mashaveria uma “seleção natural”por esse caminho, diz o secretário. O objetivo é que carros de passeio também possam utilizaraestrada. Uma das ideias é que ela tenha ligação com a Rodovia Cônego DomênicoRangoni.


Para o secretário, o projeto é fundamental para o desenvolvimento portuário. “Hoje, a principal ligação que temos, o Sistema Anchieta-Imigrantes, chega na margem direita (Santos). A gente quer algo que chegue na margem esquerda, mais desafiador, com trecho de ferrovia entre o Planalto e o Porto, para ter contêineres ferroviários”, pontua. “Como crescer o Porto sem dar condição de chegar maiscontêiner? Não tem lógica”.


Ele explica, porém que aúnica condição queo Estado vai exigiré aligação do rodoanel com a Baixada Santista.“Não nos interessa uma solução urbana, queremos privilegiar cargas”, afirma o secretário. “Damos preferência para um projeto rodoferroviário. Mas não estamos cravando, pode ser só rodoviário”, diz, ressaltando quea ideia surgiu na Secretaria e não é releitura de nenhum outro projeto já apresentado.


Tecnologia


A expectativa é que o novo trajeto tenha uma infraestruturafuturista, com pontos eletrificados para abastecimentos de veículos elétricos. “Quem investir nesse projeto vai precisar trazer uma plataforma tecnológica muito sofisticada. Sinalização dinâmica,dispositivos etintas inteligentes para sinalização horizontal e vertical, estrutura deautossustentabilidadeenergética da rodovia, alimentação para os veículos.Essas questõesvão exigir que quem fizer o projeto tenha plataforma diferenciada”.


Está prevista também toda a estrutura para cargas ao longo do trajeto, como terminal de transbordoe pátio de manobras.


Trâmite


Será publicadanesta quinta-feira (25),no Diário Oficialdo Estado,asregras para o setor privado entregar projetos dessenovo corredor rodoferroviário que irá conectar orodoanel àmargemesquerda do Porto.


Batizada de Linha Verde,ideia é quenova estruturamelhore ascondições para o escoamento da produção e para a movimentação de cargas.Os interessados em apresentar projetos ou estudospoderão participar por meio de uma Manifestação de Interesse Privado(MIP).


Os estudos devem conter a viabilidade técnica e econômico-financeira dessa nova rodovia, podendo incluir uma malha ferroviária integrada para o transporte de cargas, especialmente de contêineres, originados ou destinados diretamente de ou para os terminais portuários.


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