Governo do Estado envia 14 respiradores para cidades da Baixada Santista

Cubatão e Guarujá recebem ventiladores pulmonares para o tratamento de pacientes de Covid-19

Por: Por ATribuna.com.br  -  16/06/20  -  20:22
Atualizado em 16/06/20 - 20:36
Mais 104 respiradores foram distribuídos pelo Governo do Estado
Mais 104 respiradores foram distribuídos pelo Governo do Estado   Foto: Roberto Casimiro/FotoArena/Estadão Conteúdo

O Governo de São Paulo distribuiu, nesta terça-feira (16), mais 104 respiradores para hospitais localizados em 17 cidades de diversas regiões do Estado. Para a Baixada Santista, foram 14 respiradores entregues às prefeituras de Guarujá e Cubatão. Os novos equipamentos permitirão a ampliação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para garantir atendimento a pacientes contaminados pelo coronavírus (Covid-19) que estão em estado grave.


Sete ventiladores pulmonares vão para a Prefeitura de Cubatão e outros sete para Guarujá, para uso no Hospital Santo Amaro.


Outras regiões


A Região Metropolitana de São Paulo passa a contar com mais 14 respiradores do lote de equipamentos distribuídos nesta terça. Para Guarulhos serão destinados nove equipamentos para instalação no Hospital Padre Bento, administrado pelo Estado. Além disso, mais cinco unidades serão destinadas à prefeitura de Itapecerica da Serra.


Também serão destinados 30 novos respiradores à região administrativa de Campinas. O Hospital Municipal Walter Ferrari, de Jaguariúna, receberá dois ventiladores e a prefeitura de Itupeva contará com três unidades. Outros cinco serão encaminhados para a Santa Casa de Valinhos e dez para a Prefeitura de Campinas.


O município de São João da Boa Vista será contemplado com cinco respiradores para a Santa Casa e a prefeitura de Mogi Guaçu terá outros cinco para o Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos. Além disso, a Santa Casa de Piracicaba contará com mais cinco equipamentos.


O Vale do Paraíba poderá criar mais 31 novos leitos de UTI com os equipamentos encaminhados à região. Serão 10 unidades para Santa Casa de Lorena, cinco para a Santa Casa de Cruzeiro e mais quatro para a Santa Casa de São José dos Campos. Taubaté receberá 12 equipamentos, sendo 10 destinados ao Hospital Municipal Universitário e outros dois para o hospital de campanha.


Ampliação de leitos


Segundo o governador João Doria, o Governo de São Paulo já recebeu, desde o início da pandemia do coronavírus, um total de 2.360 respiradores para ampliar o atendimento às pessoas contaminadas. Ele destacou a importância dos equipamentos para o atendimento aos pacientes contaminados pelo coronavírus.


"Tínhamos, antes da pandemia, 3.500 e agora temos 7.610 leitos de UTI. É um número recorde de unidades de terapia intensiva. Isso faz muita diferença no sistema de proteção preventiva e tratamento para a saúde dos brasileiros de São Paulo", destacou Doria.


A distribuição dos respiradores é técnica e feita para locais com maior demanda de internações por Covid-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. Com a chegada de mais respiradores, a rede segue em franca ampliação.


Logo A Tribuna
Newsletter