Governo do estado de SP atua para reabrir parques estaduais

Baixada Santista abriga três parques Ecológicos ou de Conservação: Serra do Mar, Xixová-Japuí e Laje de Santos

Por: Da Redação  -  08/07/20  -  14:01
Laje de Santos é um dos parques estaduais classificados como Ecológicos ou de Conservação
Laje de Santos é um dos parques estaduais classificados como Ecológicos ou de Conservação   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O Centro de Contingência da Covid-19 de São Paulo finaliza, nos próximos dias, um protocolo de reabertura dos parques no Estado. As medidas devem ser anunciadas na sexta-feira (10). 


De acordo com o coordenador do centro, Paulo Menezes, boa parte das regras estará alinhada às decisões do município de São Paulo, que também serão anunciadas no fim da semana. Menezes adiantou que o Estado separou os parques em três categorias: Urbanos (como o Villa Lobos, na Capital), Temáticos (Zoológico de São Paulo) e Ecológicos ou de Conservação. 


A Baixada Santista abriga três parques estaduais desta última categoria: Serra do Mar, Xixová-Japuí e Laje de Santos. “Cada uma das categorias terá um tratamento específico”, explicou Menezes. O objetivo é que, quando houver reabertura, não sejam permitidos aglomerações e grandes grupos, principalmente nos parques urbanos, mas utilização para exercício físico e encontros de lazer. 


De acordo com o coordenador executivo do comitê, João Gabbardo, o nível de contágio em áreas ao ar livre é baixo e ainda não há evidência na literatura médica de que o vírus, de fato, seja transmitido pelo ar. “O Centro de Contingência está avaliando a questão dos parques sob a luz dessas informações e de experiências de outros países que estão reabrindo seus parques e estudando o impacto disso em uma eventual segunda onda (da doença)”, declarou. 


Contudo, caso se confirme o risco de contágio pelo ar, como foi indicado nesta semana em uma carta aberta assinada por cientistas de vários países, será preciso rever estratégias adotadas, afirmou Menezes. Isso ocorreria porque elas são baseadas no contágio por gotículas e contato. 


Logo A Tribuna
Newsletter