Frente fria e ciclone extratropical deixam Baixada Santista em estado de alerta

Boletim emitido pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas aponta previsão de maré elevada e ondas intensas na região

Por: Por ATribuna.com.br  -  06/04/20  -  17:35
Há possibilidade de alagamentos nos próximos dias, devido à maré elevada
Há possibilidade de alagamentos nos próximos dias, devido à maré elevada   Foto: Matheus Tagé/AT

A previsão de ondas intensas e maré elevada deixa a Baixada Santista em estado de alerta nesta semana. Segundo o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta, o avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical pode gerar uma ressaca intensa.


Na região da Baía de Santos a maré pode ultrapassar 2,05m na quarta-feira (8) e 2,15m na quinta-feira (9), representando um aumento de 65 cm em relação a tábua de maré. No interior do estuário esse aumento será maior, a previsão é que o nível do mar ultrapasse 2,20m na quarta e 2,30m na quinta. Com relação à agitação marítima, a previsão é de que as ondas possam ultrapassar 3,5 metros na Baía de Santos.


De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações, o estado é de alerta devido à previsão de maré acima de 2 metros e ondas acima de 3 metros. 


Com relação a meteorologia, de acordo com a Defesa Civil de Santos, a expectativa é de chuva com intensidade moderada em alguns períodos nos próximos dias, com volume esperado entre 15 e 35mm. Embora o acumulado previsto não seja tão elevado, há risco para pancadas de chuva com intensidade forte na terça-feira (7), e a quarta-feira poderá contar com nebulosidade elevada e chuva fraca. Se as previsões se mantiverem, há possibilidade de alagamentos nos próximos dias, devido à maré elevada.


Logo A Tribuna
Newsletter