Fim de semana de sol será marcado por novas restrições nas praias e estradas da região

Medidas adotadas pelas prefeituras visam reduzir as chances de contágio do coronavírus

Por: Matheus Müller  -  28/03/20  -  14:22
  Foto: Alexsander Ferraz

Assim como no último fim de semana, o sol deve prevalecer nas cidades da Baixada Santista, um convite para sair às ruas ou ir à praia, certo? Errado! O regime de quarentena seguido por boa parte da população, por conta do coronavírus (Covid-19), será mantido, no que depender das prefeituras locais. Os trabalhos já realizados para evitar aglomerações em praias e espaços públicos seguirão com ação das Guardas Municipais e demais órgãos competentes.


O mesmo controle e rigor já registrado nas estradas, para evitar a entrada de turistas, foi reforçado para sábado (28) e domingo (29). Os municípios têm realizado barreiras de controle para permitir apenas a entrada de moradores; profissionais de áreas essenciais, como segurança pública, saúde e assistência social, e motoristas que estiverem transportando alimentos, combustíveis e outros insumos indispensáveis para o abastecimento local.


Em Santos, está mantido o esquema de controle de acesso à cidade com 41 funcionários ao todo, da Guarda Civil Municipal (GCM) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). Até a manhã desta sexta-feira (27), foram 1.636 veículos abordados e 73 retornam às suas cidades.


Nas praias, fechadas, a vigilância também é constante, inclusive com apoio das câmeras de monitoramento. “É baixo o número de pessoas que têm circulado pelas praias - média de 10 a 15 por dia -, sozinhas ou em duplas, sem aglomerações, e que rapidamente se retiram com a abordagem da GCM”.


Guarujá continua com as interdições nas praias, seguindo o decreto 13.568, que oficializou estado de calamidade pública no município. Estão suspensas todas as atividades no local. Há barreiras no acesso à cidade e, até quarta-feira (25), 955 veículos haviam sido impedidos de entrar no município. As saídas das balsas para Santos e Bertioga também são controladas.


Praia Grande é outra que realiza uma ação nas estradas e avenida de acesso. Os profissionais de campo fazem uma avaliação do perfil dos passageiros, verificação do estado de saúde e orientação para que cumpram as medidas restritivas em casa.


Com relação às praias, medidas para evitar aglomerações continuam em vigor. Equipes da GCM, da Defesa Civil, Secretaria de Urbanismo, Secretaria de Trânsito e guarda-vidas, participam do controle. Há também o suporte das câmeras de monitoramento.


Em Mongaguá, o acesso a faixa de areia está restrito por tempo indeterminado. “Para garantir que a ordem seja seguida, a Guarda Municipal realiza rondas periódicas em todas as praias. A partir deste sábado (28), no período da manhã, será realizada uma campanha de conscientização para os motoristas. A ação acontecerá na entrada de Mongaguá, na divisa com Praia Grande”, diz a prefeitura em nota.


A Prefeitura de São Vicente garantiu que também fiscalizará a região de orla, e trabalhará na orientação sobre os riscos de permanecer em locais com aglomeração. Os acessos ao município serão bloqueados na altura dos kms 65 e 66 do Sistema Anchieta-Imigrantes. “Serão abordados ônibus, vans e veículos que não pertençam à Baixada Santista. As ações serão realizadas, principalmente, nos horários da manhã”, diz em nota.
 
A Prefeitura de Itanhaém manteve a ação estratégica para evitar a entrada de turistas, assim como Peruíbe, que anunciou um “esquema especial”. Veículos com placas de outros municípios serão abordados e precisarão comprovar que moram na cidade.


Sem praia, mas com bloqueio


Cubatão deu início nesta sexta-feira (27) aos bloqueios em três pontos que dão acesso à cidade, na Avenida Joaquim Miguel Couto; na Avenida Giusfredo Santini/Avenida Henry Borden e no acesso ao bairro Jardim Ilha Caraguatá, pela Rodovia dos Imigrantes. Até então o município realizava um bloqueio educativo.


Sem bloqueio


Em Bertioga, não há bloqueios ou interdições, mas um serviço de conscientização dos banhistas para evitar a disseminação da Covid-19.


Logo A Tribuna
Newsletter