Figuras de Lichtenberg: Conheça as tatuagens feitas pelos raios

Condição rara fica marcada para sempre na pele daqueles que são atingidos indiretamente pelas descargas elétricas

Por: Matheus Müller  -  25/01/20  -  11:10
Marca é resultado da ruptura de pequenos vasos pela descarga elétrica
Marca é resultado da ruptura de pequenos vasos pela descarga elétrica   Foto: Reprodução/Portal TriCurioso

Você já ouviu falar do termo Figuras de Lichtenberg? Essa é uma condição rara, que acomete pessoas atingidas indiretamente por raios. A parte da pele que recebeu a descarga elétrica apresenta ramificações [como raízes de árvores], uma tatuagem permanente.


Lembrando que a chance de um raio atingir uma pessoa é, em média, menor do que 1 para 1 milhão, mas pode ser agravada, por exemplo, se o indivíduo estiver em área descampada embaixo de uma tempestade forte. Nesses casos, a possibilidade pode aumentar em até 1 para mil.


“As Figuras de Lichtenberg são ramificações que aparecem na pele quando atingida por um raio. Essas tatuagens naturais são causadas por uma descarga elétrica e provocam ruptura de capilares. A corrente elétrica percorre todo o trajeto circulatório, mas, geralmente, não provoca danos circulatórios [por atingir apenas pequenos vasos]”, explica a médica dermatologista Daniela Landim.


De acordo com ela, o fenômeno foi observado pela primeira vez pelo físico alemão Georg Christoph Lichtenberg, no século XVIII.


“Em alguns casos, pode haver queixas de dor de queimadura, principalmente se houver algum tipo de material metálico, pois potencializa a energia. Geralmente, o tratamento é apenas observação ou tratamento de queimaduras, se for o caso”.


Raios na região


Começou a temporada de raios noBrasil, país com mais descargas elétricas dessa natureza no mundo – são cerca de 70 milhões aoano. Só a Baixada Santista registrou 42.975 raios em2019. E, neste ano, até o dia 19, foram2.195 casos, segundo o Grupo de EletricidadeAtmosférica (Elat) do Instituto Nacional de PesquisasEspaciais (Inpe).


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter