Fez o Enem? Saiba como usar a nota para estudar em universidades do Brasil e do exterior

Exame dá acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que possibilita ao candidato disputar vagas em instituições públicas

Por: Tatiane Calixto  -  17/01/20  -  22:57
Nada muda para os participantes inscritos em 2019
Nada muda para os participantes inscritos em 2019   Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e já acessou a nota, agora é hora de saber como utilizá-la. Hoje, o Enem serve como forma de ingresso em universidades públicas e privadas no Brasil e também no exterior.


O exame dá acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que possibilita ao candidato disputar vagas em instituições públicas. Também é possível usar o Enem para garantir uma bolsa parcial ou integral em instituições particulares com o Prouni ou um financiamento estudantil.


Além disso, a maioria das particulares concede descontos nas mensalidades, conforme a nota do exame. Segundo o professor Édney Quaresma, CEO da Really Experience, em média, 23% das matrículas de uma universidade privada neste semestre vêm dos alunos do Enem.


E para quem sonha estudar no exterior, só em Portugal, 47 universidades aceitam o Enem por meio de um convênio com o governo brasileiro. Mas há oportunidades também no Reino Unido, Irlanda e Canadá. Confira onde usar a pontuação do Enem para o Ensino Superior.


As notas individuais do Enem 2019 estãodisponíveis na Página do Participante. Para acessar os resultados, é necessário informar CPF e senha já cadastrados.


Logo A Tribuna
Newsletter