Farmacêuticos serão treinados para orientar população sobre o coronavírus

Conselho Regional de Farmácia alerta para o uso de medicamentos que podem mascarar a doença, que ainda não tem casos confirmados no Brasil

Por: Maurício Martins  -  14/02/20  -  01:13
Profissionais vão orientar pessoas que procurarem as drogarias com sintomas
Profissionais vão orientar pessoas que procurarem as drogarias com sintomas   Foto: Arquivo/AT

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) vai capacitar os farmacêuticos do estado, incluindo os da Baixada Santista, para auxiliar pessoas que procurarem as farmácias com sintomas de coronavírus.


O lançamento da campanha "Farmacêuticos contra o novo coronavírus” acontece no próximo dia 18, na sede do CRF-SP, e será transmitido ao vivo pelo portal da entidade: www.crfsp.org.br.


Entre os principais temas abordados, estarão as formas de transmissão e prevenção, a identificação de sinais, casos suspeitos e notificação, além de diagnóstico laboratorial e tratamento. A campanha contará, ainda, com um folder voltado à população, além de uma capacitação online.


Para o CRF-SP, a farmácia é, em grande parte das vezes, o primeiro local de procura por atendimento de um profissional de saúde, por isso é fundamental que os farmacêuticos estejam preparados para identificar os sinais e sintomas da doença, assim como encaminhar para atendimento médico os casos suspeitos.


"Outro aspecto importante é orientar sobre o perigo da automedicação, que muitas vezes pode mascarar os sintomas e adiar o diagnóstico de algo mais grave".


Logo A Tribuna
Newsletter