Famílias adaptam comemorações na virada de ano e torcem por um 2021 melhor

Esperança de um ano novo sem Covid-19 faz com que famílias se apeguem às tradições

Por: Carolina Faccioli  -  01/01/21  -  00:49
  Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash

Sem fogos, sem praia e sem aglomeração. Porém, com muita fé e esperança. A virada do ano que sempre foi marcada por comemorações em grupo, dessa vez teve que ser adaptada. Apesar das mudanças, muitas famílias continuam com tradições comuns desta época do ano e, acima de tudo, esperam comemorar ainda mais no ano que vem.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Para o morador de Santos Matheus Ramos Dias, as comemorações deste final de ano com certeza estão sendo bem diferentes de todos os outros anos, mas ainda assim ele não deixará de celebrar. "Todos os anos, sem exceção, minha família se reunia na minha avó Neusa. Considerando que ela tem sete filhos e seis netos, era uma aglomeração boa. Íamos todos os anos à praia, geralmente pelo Canal 5. Era lá que meu amigo costumava montar uma barraca e ficávamos até o nascer do sol, então era um dos momentos mais esperados por mim - junto, é claro, com a ceia", diz o publicitário.


Este ano ele passará com a mãe, o irmão e os gatos, mas agradece por estar vivo e espera comemorar o ano que vem como antigamente, se for possível.


Matheus costumava passar a virada de ano na praia de Santos com a família
Matheus costumava passar a virada de ano na praia de Santos com a família   Foto: Arquivo Pessoal

A decoradora Rossana Centurión Campos também decidiu passar o ano novo em casa, apenas com a família. Algumas tradições foram mantidas como arrumar a mesa, fazer a ceia e as sobremesas. Outras ficaram de fora, como pular as ondas. Neste ano Rossana também espera fazer uma oração após a virada, para trazer esperança ao novo ano.


"Nós costumávamos ir para a praia, foi sempre muito gostoso, mas o momento não é esse. Eu acho que o 2020 ensinou muita coisa. Eu, pessoalmente, tenho muita gratidão pela saúde de toda a família. Nós não tivemos nenhuma pessoa que tenha passado mal, então tenho muita gratidão. Acho que a gente vai ter que filtrar e aprender algumas coisas com o 2020", revela a moradora de Santos.


Rossana decorou a casa e se arrumou com a filha Manuela para a passagem de ano
Rossana decorou a casa e se arrumou com a filha Manuela para a passagem de ano   Foto: Arquivo Pessoal

Apesar das novas e velhas formas de comemoração Rossana e Matheus têm como certeza uma coisa em comum: o desejo de viver um ano melhor, sem pandemia e com muita saúde, pois sabem que estão se prevenindo esse ano para que tudo isso se concretize amanhã.


"Graças à Deus estamos vivos, porém, perdemos muitos amigos e conhecidos. Esperamos que a vacina seja liberada para todos e que o mundo volte ao normal", diz Matheus.


"Que 2021 venha com muita muita leveza e benção e que nos devolva a paz, a felicidade, do abraço, do beijo...de estarmos todos juntos", conta.


Logo A Tribuna
Newsletter