Estudantes de Praia Grande e São Vicente retornam às aulas nesta segunda-feira

Em Praia Grande, como forma de boas-vindas, as unidades vão realizar gincanas que envolvem estudantes, pais e comunidade

Por: De A Tribuna On-line  -  28/07/19  -  21:10
  Foto: Raimundo Rosa/Arquivo/AT

Os 55.293 alunos da rede municipal de ensino de Praia Grande voltam às aulas nesta segunda-feira (29). Após 15 dias de recesso, as 77 unidades receberão os estudantes das educações Infantil, Especial e de Jovens e Adultos (EJA), assim como, do Ensino Fundamental e da Complementação Educacional. As turmas do 1º ao 9º ano somam maior número de estudantes, totalizando 33.225 meninos e meninas.


Para retornar a sala de aula com bom, será realizada durante o mês de agosto a segunda e terceira etapa da Gincana Verde das Escolas Municipais. A primeira fase da competição cultural aconteceu em junho e mobilizou toda a rede de ensino. Já a divulgação e premiação dos vencedores está prevista para setembro. 


Dentro da Gincana Verde, pais, alunos e comunidade terão de coletar o maior número de material possível. Cada item tem uma pontuação específica, sendo que pilha, bateria, tampa de garrafa pet e lacres de latinha de alumínio somam um ponto por grama arrecadada. Já o óleo de cozinha usado dará cinco pontos por litro coletado. Os celulares antigos serão os produtos que alcançarão valor mais alto, totalizando 20 pontos por unidade entregue.

No caso de Educação Infantil e Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, a entrega dos itens será realizada pelo professor vigente da turma, nas datas estipuladas no regulamento do concurso, direto na secretaria. Nas séries de 6º ao 9º ano ficará a cargo do docente coordenador da sala. As escolas terão a responsabilidade de contabilizar o material arrecadado e informar à Seduc a turma vencedora e total coletado pela unidade.

A organização da gincana está a cargo do Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria de Educação (Seduc). O setor tem como finalidade estimular a reflexão sobre a necessidade da coleta seletiva para reduzir, reciclar e reutilizar. A iniciativa ocorrerá em quatro etapas e envolverá alunos da Educação Especial, Infantil e de Jovens e Adultos (EJA), assim como, do Ensino Fundamental.

Atividades para professores 

Já para os professores que atuam em Praia Grande e demais cidades, o semestre traz a segunda edição do Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula da Região Metropolitana da Baixada Santista. O objetivo é permitir que profissionais da área da educação compartilhem com os colegas de trabalho as iniciativas que deram certo em sala de aula.

No ano passado, a edição contou com mais de 1,8 mil profissionais. Dessa vez, a iniciativa ocorre no dia 21 de setembro. Os interessados em participar tem até dia 16 de agosto para acessar o endereço eletrônico Cidadão PG e realizar a inscrição. 

Novos alunos


As inscrições para as unidades de atendimento em Creche e Educação Infantil (período integral) ocorrem nos dias 13 e 14 de agosto. Já para o Infantil I e II (sala de aula) e Ensino Fundamental hos pais ou responsáveis podem fazer solicictação de vagas toda terça e quarta-feira. Os interessados podem procurar qualquer unidade escolar, com os documentos pessoais e comprovante de residência em mãos. 


São Vicente 


Estudantes da rede municipal de ensino de São Vicente também voltam às aulas nesta segunda-feira (29). O recesso escolar dos cerca de 50 mil estudantes durou três semanas. Já os 2,4 mil professores retomaram às atividades com a Semana dos Educadores, que ocorreu de 24 a 26 de julho. 


A Cidade, que conta com 63 creches e 60 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, cumpre o calendário planejado. Foram 100 dias letivos no primeiro semestre, e no total, o ano letivo terá 201 dias, um a mais que o exigido pela Lei de Diretrizes e Bases 9.394/1996, que regulamenta o sistema educacional público e privado no País.   


Pelo segundo ano consecutivo, o currículo escolar é cumprido em três etapas na rede: de 6 de fevereiro a 31 de maio; de 03 de junho a 30 de agosto;  e de 02 de setembro a 17 de dezembro. De 18 a 20 de dezembro, apenas os alunos em recuperação deverão comparecer à escola. O calendário trimestral segue o texto definido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2018. 


Logo A Tribuna
Newsletter