Estado quer mais unidades do Poupatempo

Projeto piloto que contempla cidades com menos de 50 mil habitantes será ampliado

Por: Da Redação  -  06/01/20  -  21:57
Poupatempo de Santos é um dos endereços à disposição para acordos
Poupatempo de Santos é um dos endereços à disposição para acordos   Foto: Luigi Bongiovanni

O Poupatempo criou um novo modelo de posto de atendimento voltado às cidades menores – com menos de 50 mil habitantes. Os pilotos estiveram em funcionamento no fim de ano em Aguaí, Jales, Lençóis Paulista e Salto, no interior de São Paulo. Até 2022, serão entregues outras 26 unidades, totalizando mais de 100 postos.


“Queremos aumentar a presença do programa nas 645 cidades, de forma presencial ou digital. O objetivo é oferecer mais opções aos cidadãos, dentro de uma estrutura física menor”, afirma André Arruda, presidente da Prodesp, empresa de tecnologia de São Paulo que administra o Poupatempo.


Ao mesmo tempo em que trabalha com os postos em menor tamanho, o Governo lançou um novo portal do Poupatempo.


Agilidade


Segundo Ernesto Mascellani Neto, superintendente da Prodesp, a facilidade de realizar serviços no mesmo local gera mais agilidade no atendimento à população.


“Tornará o atendimento mais eficiente, permitindo que os usuários resolvam suas questões de forma simples, com menor tempo de espera, e o mesmo padrão de qualidade já consagrado há 22 anos”, explica.


O superintendente aproveitou para destacar ainda que as pessoas que não têm tanta facilidade com o mundo digital continuarão contando com a orientação dos atendentes em todas as etapas.


Serviços


Nestas unidades os cidadãos terão à disposição serviços específicos de cada município, como IPTU, CDHU, Sabesp, recurso de multas, auto de infração de trânsito, certidão de valor venal, consulta de lista de vagas em creches, entre outros – que também são realizados nas estruturas maiores.


Totens


Os totens também contarão com mais opções para os usuários. Os equipamentos permitirão a identificação por meio da biometria e pagamento de taxas no cartão de débito bancário ou boleto.


Apesar das facilidades da tecnologia, o atendimento presencial continua obrigatório para solicitações de documentos, como primeira via de RG e de CNH. De acordo com o Governo, é uma forma de reforçar a autenticidade das digitais e dos laudos médicos. Nesse caso, como já acontece em todas as outras unidades, será preciso agendamento de data e horário por meio do portal do Poupatempo ou pelo aplicativo SP Serviços.


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