Escolas do Legislativo promovem cursos e palestras gratuitas na região

Meta é capacitar servidores e fazer o cidadão se aproximar da atividade parlamentar

Por: Egle Cisterna & Da Redação &  -  24/06/19  -  20:17
Valores devolvidos aos cofres públicos pela Casa neste ano superaram os números de 2017
Valores devolvidos aos cofres públicos pela Casa neste ano superaram os números de 2017   Foto: Divulgação

Capacitar servidores e população e fazer com que o cidadão conheça e se aproxime do trabalho realizado por vereadores, deputados e senadores. Esta é a missão principal das Escolas do Legislativo, que oferecem cursos e palestras gratuitas para reforçar a cidadania.


O comerciante Silas Ribeiro de Andrade, de 30 anos, nunca tinha entrado na Câmara de Guarujá e não fazia ideia de como funcionava o Legislativo municipal, até se deparar com um curso de oratória oferecido pela Escola do Legislativo. “Fazia um trabalho com a comunidade da Vila Edna e sentia que precisava de desenvoltura com o público. Foi aí que descobri a Escola do Legislativo”, lembra.


Ele ainda cursou uma formação para líder comunitário e já avalia qual será a próxima aula que irá assistir. Mas, além do conteúdo, ele destaca outro aprendizado. “Descobri que a gente está mais próximo das ações da Câmara do que parece e é muito bom entender de política, porque, quando a gente não se interessa, tem uma noção equivocada do que é realmente esta instituição. Temos que aprender para participar”, avalia.


Em Guarujá, a escola foi instituída por resolução em 2015. Desde 2017, mais de 2.200 alunos passaram por alguma capacitação. E a intenção do Legislativo é fazer com que a iniciativa cresça. “Queremos ampliar as palestras e cursos para a comunidade e fazer com que a população passe a frequentar a Câmara”, afirma o presidente da Escola do Legislativo e presidente da Câmara, o vereador Edilson Dias de Andrade.


Para expandir a atuação, Andrade afirma que está fazendo convênios com a Fundação Banco do Brasil e Senado Federal, para poder oferecer cursos on-line.


Em Cubatão, a escola começou a atender o público no fim do ano passado. “Nos surpreendeu o interesse da população logo no início. E isso é muito bom, uma vez que queremos que eles se apropriem do espaço da Câmara. Queremos afastar a ideia de que aqui é um lugar só para políticos”, explica o coordenador da Escola do Legislativo e da Democracia Vereador João Santana de Moura Villar, Douglas Mateus.


Em estudo


Em Santos, a assessoria de imprensa da Câmara afirma que a implantação da Escola do Legislativo está em estudo, e que as atividades devem começar até o fim deste ano, sendo aplicadas de forma gradativa, conforme o interesse demonstrado pela população.


Em Itanhaém, o projeto que institui o Programa Escola do Legislativo de Itanhaém (ELI) deve ser apresentado pelo vereador Hugo di Lallo (PPS) na próxima sessão ordinária, que acontece na próxima segunda-feira (1º). A iniciativa ainda não prevê cursos para a população, mas, inicialmente, a visita monitorada de alunos, para conhecer o trabalho dos vereadores.


Mesmo sem data para ser efetivada, a Câmara de São Vicente informa que a escola legislativa “está em fase de regulamentação formal”.


Em Mongaguá, o presidente do Legislativo, Carlos Cafema (PRP) afirma que projeto está em estudo, mas ainda não tem prazo. Procurados pela reportagem, os legislativos de Bertioga, Peruíbe e Praia Grande não responderam até a publicação desta matéria.


Outras iniciativas


Para quem quer aprofundar o conhecimento em política, cidadania, funcionamento do Poder Legislativo, entre outros assuntos ligados à política pública, outros órgãos oferecem cursos gratuitos, que podem ser feitos pela internet. É o caso do Senado Federal, Câmara dos Deputados e Tribunais de Conta do Estado e da União. Confira os sites com as programações de cursos e onde é possível se inscrever.


Onde procurar


Senado Federal


Câmara dos Deputados


Tribunal de Contas da União


Tribunal de Contas do Estado de São Paulo


Câmara de Guarujá


Câmara de Cubatão


Logo A Tribuna
Newsletter