Encontro entre vereadores e técnicos da educação discute fim do Fundeb em 2020

Fundo foi criado em 2006 pelo Governo Federal em uma emenda constitucional com previsão até o próximo ano

Por: De A Tribuna On-line  -  08/12/19  -  09:44
Votação para escolha da nova diretoria da Uvebs será realizada na Câmara de Praia Grande
Votação para escolha da nova diretoria da Uvebs será realizada na Câmara de Praia Grande   Foto: Reprodução/Facebook Câmara Municipal de Praia Grande

A diretoria da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) realizou um encontro na Câmara Municipal de Praia Grande, com a participação de técnicos da educação dos municípios da região. A reunião tinha como objetivo discutir o fim do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).


O Fundeb foi criado pelo Governo Federal em 2006 por meio da emenda constitucional, que prevê o fim em 2020, para ajudar no custeio das despesas educacionais. Na Baixada Santista, o fundo é aplicado no pagamento de professores.


Participaram do evento representantes de Santos, Praia Grande, Cubatão, Guarujá e Peruíbe, que discutiram as preocupações do setor, caso o Fundeb acabe ou sofra alterações.


De acordo com a vereadora de Santos, AudreyKleys(Progessista), a pauta será discutida em uma audiência pública, em fevereiro de 2020. "Queremos saber se o Fundeb irá mesmo acabar ou se será diferente e a partir daí como os municípios serão afetados com isso, pois os reflexos serão para 2021, ano em que novos governantes irão assumir nos municípios”, explica".


A audiência pública deve contar com a participação de um representante do Ministério da Educação, conforme solicitado em um encontro com a deputada federal Rosa Valle (PSB-SP).


Antes do encontro, uma reunião entre os secretários da Educação da Baixada Santista está marcada para o dia 24 de janeiro de 2020, também na Câmara Municipal de Praia Grande.


O presidente daUvebs, Roberto Andrade e Silva, oBetinho(MDB), ressalta que a audiência pública regional é importante para que a causa ganhe notoriedade.


“Este é o momento de somar esforços. Estamos [vereadores] envolvidos, mas é uma causa federal. Estamos nos articulando em outras esferas, pois não podemos ignorar o impacto que a perda deste valor substancial vai causar para os municípios e consequentemente na qualidade da educação oferecida à comunidade”, finaliza.


Logo A Tribuna
Newsletter