Eleitores decidem novos conselheiros tutelares de cidades da Baixada Santista

Votação, que será via eletrônica, acontece a partir das 8h até às 17h

Por: Da Redação  -  06/10/19  -  11:09
Para participar, a pessoa deve ter mais de 21 anos, morar no município e ter idoneidade moral
Para participar, a pessoa deve ter mais de 21 anos, morar no município e ter idoneidade moral   Foto: Reprodução/ Google Maps

Neste domingo (6), das 8h às 17h, os eleitores da região podem ajudar a decidir quem serão os representantes da garantia dos direitos de crianças e adolescentes em sua cidade. A escolha dos conselheiros tutelares é para o exercício de 2020 a 2023.
Desta vez, haverá novidade na votação, que será via eletrônica. A expectativa é de que, com isso, o processo eleitoral seja mais rápido.


Apesar de o voto não ser obrigatório, é aberto a todos os eleitores regulares nas cidades. Quem pediu a transferência domiciliar até 11 de julho também pode participar do processo eleitoral. Para votar, é preciso procurar a escola correspondente ao seu local de votação.


>>> Confira a lista completa com todos os endereços


Nas unidades escolares, listas afixadas nos corredores devem ter os nomes de todos os candidatos em ordem alfabética.


Antes de sair de casa, certifique-se de ter separado documento de identidade original com foto e título de eleitor. Esses documentos deverão ser apresentados. Vale lembrar que não será utilizada biometria.


Santos é o maior colégio eleitoral da Baixada Santista, com 80 postulantes na disputa pelos 15 cargos titulares e igual número de suplentes. São cinco membros para cada uma das três sedes de conselho tutelar da Cidade (Centro e Zonas Leste e Noroeste). A remuneração bruta mensal do cargo em Santos é de R$ 5.245,49.


O que faz


Vale lembrar que a participação de cada cidadão é muito importante, já que o conselheiro tutelar é aquele que zela pelos direitos de crianças e adolescentes. Ele ainda pode requerer serviços públicos de saúde, educação, serviço social e previdência, além de representar na Justiça fato que constitua infração administrativa ou penal contra jovens.


Regras


Os candidatos devem ter experiência mínima de dois anos na defesa do direito de jovens. Também é preciso morar no município que deseja atuar e ter mais de 21 anos.


Confira locais de votação e candidatos:


Bertioga


Cubatão


Guarujá


Itanhaém


Mongaguá


Peruíbe


Praia Grandelocais e candidatos


Santos


Logo A Tribuna
Newsletter