Edital do trecho 2 do VLT é adiado pela quarta vez

EMTU justificou adiamento por conta de questionamentos das empresas interessadas na concorrência

Por: Sheila Almeida & Da Redação &  -  13/12/18  -  09:46
Atualizado em 13/12/18 - 09:48
  Foto: Luigi Bongiovanni/Arquivo

O edital de concorrência da nova etapa do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi novamente adiado. O certame seria aberto hoje para recebimento de propostas de empresas interessadas em construir o trecho 2, ligando as estações Conselheiro Nébias, já existente, e Valongo – a ser construída. A nova data, a quinta, é 5 de fevereiro de 2019. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) se limitou a explicar que o motivo do novo atraso são os “questionamentos recebidos das empresas interessadas no certame”.


Em visita a A Tribuna, o governador Márcio França informou que uma das empresas questionou o valor de parte da obra. “Impugnou um dos assuntos, alegando que o valor que estava sendo colocado era a mais. Então o valor deve diminuir”, disse. A EMTU não informou detalhes sobre os questionamentos das empresas a respeito do edital.


Histórico


Desde 26 de março está assinada pelo então governador Geraldo Alckmin a autorização para o início da licitação. O recebimento de propostas estava marcado inicialmente para 3 de maio; depois foi adiada para 19 de junho; novo adiamento levou a data para 28 de agosto; a data mais recente seria hoje. As suspensões ocorreram por questionamentos das empresas ou do Tribunal de Contas do Estado (TCE).


Por nota, a EMTU informou que agora as obras do trecho estão previstas para início no primeiro semestre de 2019, ainda com prazo de 30 meses para a execução. Até agosto passado, a previsão era de que as obras começassem até o fim deste ano, com custo inicial previsto em R$ 270 milhões. Ainda não está confirmado se haverá alteração nesse valor.


Detalhes dos próximos trechos do VLT na Baixada Santista
Detalhes dos próximos trechos do VLT na Baixada Santista   Foto: Arte: Mônica Sobral/AT

Terceira fase em São Vicente


Já o edital de contratação do projeto executivo do trecho Barreiros – Samaritá, ligando a Área Continental de São Vicente à área insular, está previsto para ser publicado no primeiro trimestre de 2019. Em 2013, foi anunciado que o VLT estaria operando na área continental de São Vicente ano passado. A estimativa atual é 2022.


Em janeiro deste ano o governador Márcio França autorizou a publicação do edital de contratação dos projetos básico e executivo para recuperação e ampliação da ponte A Tribuna, sobre o Canal dos Barreiros, para a passagem do VLT ligando as áreas continental e insular de São Vicente. Perguntada sobre o processo, a Prefeitura de São Vicente explica que a Malbetec Engenharia já elabora o projeto para a recuperação da estrutura.


De acordo com a administração municipal, um laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) apontou que a ponte não precisa ser demolida. A Câmara fez o questionamento após reclamações de munícipes. O estudo foi elaborado no início do ano.


A Malbetec Engenharia tem prazo de seis meses, que termina em março, para elaborar o projeto.


Logo A Tribuna
Newsletter