Ecovias inicia drenagem de córrego e fará galerias no Sistema Anchieta-Imigrantes

Objetivo é reduzir os impactos de enchentes na região da Alemoa

Por: Da Redação  -  31/10/19  -  22:57
Passagem de cabos elétricos causou bloqueio temporário na Anchieta
Passagem de cabos elétricos causou bloqueio temporário na Anchieta   Foto: Carlos Nogueira/ AT

A Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), iniciou as obras de drenagem do Córrego do Sapateiro, em Santos. O objetivo é reduzir os impactos de enchentes na região da Alemoa, com a instalação de duas galerias que se conectarão ao sistema de escoamento de água planejado pela prefeitura.


Desde a tarde desta quarta-feira (30), a pista marginal direita da Via Anchieta, na altura do Km 64, está interditada. Os trabalhos devem durar um mês. No período, o tráfego para a Capital e o litoral ocorrerá pelas pistas centrais da rodovia.


Também nesta quarta-feira, as pistas centrais da Anchieta foram bloqueadas na altura do Km 63, nos dois sentidos, por cerca de 20 minutos. A ação foi necessária para a transposição de cabos elétricos da CPFL.


Obras 


Conforme a Ecovias, o primeiro dos três viadutos a serem erguidos na via está com a estrutura pronta. O primeiro deve ser liberado ao tráfego em novembro. O segundo, o Piratininga, está 70% pronto, e o terceiro, o Alemoa, com 60%.  


Com investimentos de R$ 270 milhões, a entrada de Santos é remodelada entre os Kms 59 e 65 da Anchieta, para que o tráfego de entrada e saída da cidade ocorra só pelas pistas centrais. O fluxo do Porto ficará concentrado nas laterais.


Para isso, a via marginal da Anchieta, que atualmente opera em mão dupla, será adaptada para funcionar apenas no sentido do litoral, enquanto a SP-148 (Avenida Bandeirantes), sob jurisdição do DER, será adequada para operar apenas na direção da Capital.  


A nova configuração elimina os conflitos viários existentes, melhora o acesso de quem está na Via Anchieta aos bairros do entorno e à zona portuária, aumenta a capacidade de tráfego na região e oferece mais segurança viária aos usuários da rodovia.


Logo A Tribuna
Newsletter