Doria anuncia antecipação da vacinação dos idosos com 68 anos para Sexta-Feira Santa

Com isso, espera-se vacinar cerca de 340 mil pessoas dessa faixa etária

Por: Por ATribuna.com.br & Com informações de Júnior Batista &  -  31/03/21  -  16:07
Decisão de reabertura das escolas cabe aos prefeitos
Decisão de reabertura das escolas cabe aos prefeitos   Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Em coletiva realizada nesta quarta-feira (31), o Governo do Estado antecipou a vacinação dos idosos com 68 anos para esta sexta-feira (2). Inicialmente, a vacinação ocorreria na segunda-feira, dia 5.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


As novas datas de vacinação, segundo o plano Estadual, ficam assim: 5 de abril começam a ser vacinadas as forças de Segurança Pública (185 mil pessoas) e em 12 de abril os profissionais de saúde a partir de 47 anos (350 mil pessoas).


Foi anunciado também a compra de 2 mil cilindros de oxigênio e mil concentradores de oxigênio a partir de uma parceria com empresas do setor privado.


Os equipamentos serão entregues a cidades menores do Estado, que não possuem usinas de oxigênio. A demanda de oxigênio cresceu 48%, segundo o Estado.


Programas do governo


O estado também lançou o programa vacina contra a fome, que incentiva a doação de alimentos não perecíveis durante a vacinação, para beneficiar famílias mais vulneráveis.


O Governo também informou que vai retomar o Programa Merenda em Casa, na rede estadual de ensino, para beneficiar alunos.


Fase emergencial e lockdown


Na última sexta (25), o Estado de São Paulo prorrogou a fase emergencial do Plano São Paulo em todo estado até 11 de abril. A medida foi anunciada no dia 15 de março, e permaneceria em vigor até o dia 30 de março.


Já a Baixada Santista decidiu implementar o lockdown, iniciado no dia 23 de março, para tentar frear o avanço da covid-19 e o colapso nos hospitais.


A média móvel de mortes por covid-19 na Baixada Santista aumentou 33,3% no período de 24 de março até esta terça-feira (30), em relação à semana anterior.


Os novos casos confirmados de covid-19 cresceram 7,7%, atingindo 389 registros por dia, contra 361 na semana anterior.


Entrega de vacinas


São Paulo ultrapassou a marca de 36 milhões de doses entregues para o Brasil. O Governador acompanhou, nesta quarta-feira (31), a liberação de mais 3,4 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan contra o coronavírus para uso em todo o país.


No total, 898,4 mil doses ficam em São Paulo para que a Secretaria de Saúde faça a distribuição aos 645 municípios.


A Baixada Santista, por exemplo, vacinou até terça-feira (30), 273.220 mil pessoas. Deste número, 208.911 mil (11,1% da população) receberam a primeira dose e 64.309 (3,4%) foram imunizados com a dose de reforço.


Com o novo carregamento, o total de imunizantes oferecidos por São Paulo ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) chega a 36,2 milhões de doses desde o início das entregas, em 17 de janeiro. O montante equivale a 80% do total de 46 milhões de doses que serão entregues até abril.


O Butantan formou uma força-tarefa para acelerar a produção de doses da vacina para todo o país. Uma das medidas foi dobrar o quadro de funcionários na linha de envase para atender a demanda urgente por imunizantes contra o coronavírus.


Logo A Tribuna
Newsletter