Domingo ensolarado de eleições tem praias movimentadas na Baixada Santista

Muitos eleitores compareceram às seções para votar já com vestimentas de praia. Movimento é grande na orla do Gonzaguinha

Por: Cássio Lyra & Daniel Gois &  -  15/11/20  -  16:34
Atualizado em 15/11/20 - 16:43
Pessoas caminham nas praias de Santos no domingo (15) de eleição
Pessoas caminham nas praias de Santos no domingo (15) de eleição   Foto: Matheus Tagé/AT

O domingo ensolarado das eleições municipais teve registros de muitas pessoas nas praias de São Vicente. Desde as primeiras horas da manhã, ao contrário do que era previsto, o sol forte marcou presença, o que fez as pessoas irem votar e já seguirem para a praia.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Durante a manhã, o movimento era mais discreto na praia do Itararé, enquanto muitas pessoas ainda separavam a caneta, o documento e o título de eleitor para votar. Por volta das 10h, em zonas eleitorais próximas a praia, era comum a cena de eleitores indo votar já com vestimentas de praia.


Barracas e cadeiras de praia não serão permitidas na faixa de areia
Barracas e cadeiras de praia não serão permitidas na faixa de areia   Foto: Cássio Lyra/AT

O cenário mudou na praia do Gonzaguinha. Muitas barracas estavam armadas, além de toalhas e guardas-sóis na extensão da faixa de areia. O mirante estava bastante ocupado por pessoas, assim como dentro do mar e, também, no calçadão da orla, onde muitos aproveitaram o bom tempo para fazer uma atividade física.


Muitos guarda-sóis armados foram vistos na Praia do Gonzaguinha
Muitos guarda-sóis armados foram vistos na Praia do Gonzaguinha   Foto: Cássio Lyra/AT

Nas vezes em que a reportagem esteve na praia para fazer os registros, não viu nenhuma fiscalização nem viaturas tanto da Guarda Civil Municipal quanto da Polícia Militar. A expectativa é que as praias fiquem ainda mais cheias durante o período da tarde.Em São Vicente, é obrigatório o uso de máscaras, mesmo na faixa de areia, com exceção somente para as pessoas que estão tomando um banho de mar. Os vendedores ambulantes podem oferecer o serviço de guardas-sóis para os banhistas.


Santos 


No dia em que foi realizado o primeiro turno das eleições municipais de 2020, diversos moradores lotaram a Praia do Embaré, em Santos, aproveitando o tempo ensolarado.


A reportagem esteve no local por volta de 13h30, onde observou vários banhistas e frequentadores sem utilizarem máscaras de proteção, mesmo em meio a pandemia de Covid-19.


Chamo a atenção para as vezes que a população se comportou como se a doença tivesse sido erradicada
Chamo a atenção para as vezes que a população se comportou como se a doença tivesse sido erradicada   Foto: Matheus Tagé/AT

O aposentado Carlos Antônio Pedrosa, de 71 anos, foi na contramão dos demais turistas. Usando máscara e um chapéu para se proteger do sol, ele costuma realizar caminhadas pelo local aos domingos e vê a atitude como desrespeito.


"É um risco para as pessoas. Mesmo as pessoas assintomáticas, elas podem transmitir para outras pessoas, e gerar ocupação de leitos desnecessariamente. É uma falta de respeito", desabafa


Logo A Tribuna
Newsletter