Dia de São Francisco é comemorado nesta sexta-feira

O santo dos animais e dos homens conta com uma programação especial em sua homenagem

Por: Lucas Pinto & Colaborador &  -  04/10/19  -  14:15
Atualizado em 04/10/19 - 14:19
Basílica do Embaré, em Santos, é uma das que tem programação comemorativa;
Basílica do Embaré, em Santos, é uma das que tem programação comemorativa;   Foto: Nirley Sena

Um homem caridoso, fraterno, que se preocupava igualmente com os homens e a natureza. Assim pode ser descrito São Francisco de Assis, cujo dia se comemora nesta sexta-feira (4). Na Baixada Santista, três paróquias têm celebrações especiais para a data. 


Em Santos, o Santuário Santo Antônio do Valongo e a Basílica do Embaré realizam missas dedicadas ao santo e bênçãos aos animais. Já em Cubatão, a Paróquia São Francisco de Assis, além das missas e bênçãos, terá momento de adoração, procissão iluminada, e partilha de bolo aos fieis. 


A paróquia cubatense que homenageia o santo completou 48 anos no último domingo. Para o padre Eniroque Ballerini, Francisco é uma figura muito atual. “Esse é um santo que tem muito a nos dizer sobre os tempos modernos. Muito atual, é aquele que também valoriza os pobres, demonstra muita fraternidade e preza pela valorização do ser humano em sua totalidade”. 


Segundo o pároco, outro aspecto moderno da vida de São Francisco é sua relação com a natureza. 


“Nesses tempos de tanta discussão ecológica e climática, ele é aquele que nos ensina a cuidar do ar, da terra, dos rios e dos mares. Diga-me: não é um tema atual?”, ressalta Eniroque, que acrescenta ser Francisco “o santo da fauna e da flora, sua inspiração é cuidar dos homens e dos animais”. 


Convite 


O padre está na comunidade há apenas oito meses – antes, esteve por 13 anos na Paróquia São Judas Tadeu, no Casqueiro, também em Cubatão – mas diz que já começa a aprender sobre os costumes locais.  


Ele convida os fiéis para a festa, que terá o tradicional bolo de São Francisco e pede para que sejam trazidos os animais de estimação. 


“Podem trazer cachorros, gatos, papagaios, todos os animais, eles também fazem parte das nossas vidas”, diz Eniroque, de 57 anos, nascido em Vespasiano Correa (RS), mas que completará 40 anos que está na Baixada Santista em janeiro. 


São Francisco 


Nascido em Assis, na Itália, entre 1181 e 1182, Francisco era filho de um abastado comerciante e inicialmente levava uma vida mundana, voltada aos prazeres. Mais tarde em sua juventude, renunciou aos seus bens e passou a dedicar sua vida à religião católica e à Igreja.  


No ano de 1209, após ouvir um chamado divino, Francisco fundou, em Assis, a Ordem dos Frades Menores. Foi canonizado em 1228 pelo papa Gregório IX. 


Em 2019, completam-se 800 anos do encontro de São Francisco com o sultão do Egito Al-Kamel. Ambos se reuniram durante uma trégua em plena Quinta Cruzada, na cidade de Damieta. O encontro é tido como um exemplo da fraternidade de Francisco, que enxergava os muçulmanos como irmãos, assim como os cristãos. 


Programação 


Basílica do Embaré (Av. Bartolomeu de Gusmão, 32, Embaré, Santos) 


>11h: Bênção aos Animais 


>19h30: Missa solene e procissão ao salão da Ordem Franciscana Secular 


Paróquia São Francisco de Assis (Av. N. S. da Lapa, 676, Vila Nova, Cubatão) 


>10h: Bênção dos animais 


>15h: Momento de adoração e louvor 


>18h30: Procissão iluminada pelo bairro 


>19h30: Missa e partilha do bolo de São Francisco 


Santuário Santo Antônio do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 13, Valongo, Santos) 


>10h: Bênção aos animais 


>12h: Missa e bênção aos animais 


>15h: Missa e bênção aos animais 


>17h: Missa e bênção aos animais 


>19h: Missa 


Logo A Tribuna
Newsletter